julho 30 2024

Jovem representa Aldeias Infantis SOS no Brasil em Fórum da ONU

Paloma de Souza é destaque em fórum internacional, defendendo os direitos dos jovens 

 

 

Paloma de Souza, uma jovem biomédica de 22 anos de São Paulo (SP), participou do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) de 2024, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre 10 e 17 de julho, na semana do “Dia Internacional das Habilidades dos Jovens”, International o World Youth Skills Day, data instituída pela ONU para reconhecer o potencial dos jovens como catalisadores de mudança e peças-chave para o futuro.  

O HLPF teve como foco a temática da Agenda 2030 e erradicação da pobreza em tempos de múltiplas crises e aprofundou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome Zero (ODS 2), Ação Climática (ODS 13), entre outros. A participação da Aldeias Infantis SOS no evento também foi uma oportunidade para lançar o relatório do YouthCan!, o programa global da Organização para apoiar os jovens na preparação para a entrada no mercado de trabalho. 

Em seu primeiro dia no fórum, Paloma se encontrou com o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. A jovem dialogou com os ministros, que a parabenizaram por estar ocupando aquele espaço como uma representante da juventude de todo o Brasil, destacando a importância de sua presença. Paloma aproveitou ainda para valorizar o trabalho realizado pela Aldeias Infantis SOS no país. 

Ao lado de Adi Soumena, jovem indonésio que também representou a SOS Children’s Village, Aldeias Infantis SOS Internacional, Paloma ministrou uma apresentação sobre o cenário dos jovens no Brasil e a importância de soluções sustentáveis e inovadoras para combater a pobreza e promover o desenvolvimento inclusivo

Mas esta não foi a primeira vez que Paloma viajou o mundo para representar os jovens brasileiros: em 2018, ela teve a chance de visitar Bonn, na Alemanha, onde pôde explorar uma das cidades mais antigas do país e mergulhar na rica cultura local, representando a Aldeias Infantis SOS brasileira em um evento internacional sobre juventude. 

Histórico da jovem Paloma 

Nascida com a rara Síndrome Linfoproliferativa Autoimune (ALPS), Paloma superou inúmeros desafios de saúde ao longo da vida. Sua paixão pela biomedicina e o desejo de ajudar outras pessoas com condições semelhantes a levaram a se formar na área.  

Desde 2018, Paloma está envolvida com a Aldeias Infantis SOS, onde encontrou apoio psicológico e passou a participar de diversos projetos e eventos internacionais representando os jovens.  Hoje, a jovem brasileira representa os jovens da Aldeias Infantis SOS do Brasil no conselho de jovens do YouthCan!. Junto com outros dez jovens de diferentes regiões do mundo, Paloma atua nacionalmente e globalmente fornecendo conselhos estratégicos para as coordenações do programa. Os membros do Conselho Consultivo de Jovens do YouthCan também participam de diferentes espaços de discussão para ampliar a voz das novas gerações, como o Fórum Político de Alto Nível, da ONU. 

 

QUERO APOIAR