abril 13 2022

Aldeias Infantis SOS e Instituto Fonte lançam projeto de empreendedorismo para refugiados e jovens

Projeto é financiado pela Secretaria Nacional de Justiça e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo de refugiados e jovens em situação de vulnerabilidade

 

 

A Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Fonte, lançou nesta quarta-feira (13), às 9h30, em sua sede em Igarassu (PE), o projeto “Incubadora de Sonhos”, iniciativa que contemplará 40 pessoas com formação empreendedora, oferecida pelo Instituto Fonte, e recursos para gestão de pequenos empreendimentos.

O projeto foi elaborado a partir da experiência da Aldeias Infantis SOS com o acolhimento de centenas de famílias venezuelanas no “Brasil Sem Fronteiras”, desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), durante o período de 2018 a 2020, em Pernambuco.

“Observávamos muitos talentos entre os venezuelanos, que poderiam gerar uma renda para a família, mas que precisavam ser lapidados para alcançar resultados mais impactantes” comenta Carlos Silva, gestor responsável pelas atividades da Aldeias Infantis SOS no Nordeste.

Com o aumento do desemprego e o agravamento da crise social ocasionado pela pandemia, iniciativas para geração de renda tornaram-se ainda mais urgentes, principalmente entre a população mais vulnerável.

Diante deste cenário, a iniciativa irá apoiar 30 migrantes e 10 jovens brasileiros de comunidades locais em Igarassu, por um período de 12 meses, oferecendo formações em empreendedorismo, suporte financeiro e acompanhamento social para fortalecer as famílias dos participantes. Ao final do processo, os empreendimentos mais “promissores” receberão um capital-semente para investimento.

“Queríamos também fomentar a maior integração entre brasileiros e venezuelanos de forma que eles pudessem construir possibilidades juntos e diminuir o preconceito entre os grupos”, afirma Carlos Silva. O Instituto Fonte realizará toda a formação para empreendedorismo enquanto que a Aldeias Infantis SOS acompanhará as famílias, desenvolvendo ações de fortalecimento familiar e comunitário.

O projeto “Incubadora de Sonhos” foi vencedor do edital 01/2020 da Secretaria Nacional de Justiça, que está financiando iniciativas focadas no apoio a migrantes.

A ação consiste em apoiar a integração econômica e social dessas pessoas, atuando em três eixos: formação para o empreendedorismo; incubação de micro negócios e oficinas de fortalecimento familiar.

Além disso, oferecerá práticas e vivências, que favorecem e permitem autoconhecimento, autocuidado, ampliação da consciência, vida plena, leve e saudável, fatores que contribuem para que a ação de empreender seja, de fato, concreta e consistente.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!