julho 30 2021

Irmãos Laranjeiras: do Amazonas para a Argentina

Uma história de união e amor fraternal entre Tânia, Renata, Augusto e Jorge 

 


Da esquerda para direita: Marido de Tânia, Tânia, sua filha em seu colo, Renata e Jorge
 

Em 1995, na capital do Amazonas, se iniciava a construção da primeira Aldeias Infantis SOS em Manaus. Em paralelo a essa novidade, o trabalho da equipe já estava de vento em polpa na cidade, principalmente com o serviço de acolhimento a crianças que haviam perdido o cuidado parental, atendidas em casas alugadas pela organização na comunidade. 

Em uma destas Casas Lares, os irmãos Tânia, Renata, Jorge e Augusto passaram a sua infância. Sob os cuidados da Mãe Social Sabrina, as crianças receberam proteção e carinho, e pouco a pouco consolidaram-se como uma grande família.  

Tânia, a mais velha, tinha oito anos quando foi acolhida e aos dezoito foi a primeira dos irmãos a sair da Casa Lar em busca de sua autonomia. Ela conseguiu um emprego como auxiliar de escritório em uma loja de Manaus. E, foi nessa época que o país do nosso famoso rival dos campos de futebol, Maradona, começou a ser uma possibilidade de mudança para a jovem. Ela havia conhecido um estudante argentino que passava uma temporada na capital amazonense e foi viver com ele na Argentina

Apesar de o relacionamento não ter dado certo, Tânia tinha grandes planos e um espírito empreendedor que a motivou a fazer cursos de estética e de cabeleireira, começando seu próprio salão de beleza. Com a vida estável na Argentina, a amazonense retornava ao Brasil para visitar os irmãos e as mães, tanto a Sra. Joana, sua mãe biológica, como a Sra. Sabrina, sua mãe de coração. 

"Aprendi e tive na Casa Lar tudo que precisava para viver de forma segura. Voltei a Manaus várias vezes para apoiar minha família biológica. Convidei-os a ir para a Argentina desenvolver seus talentos!", relembra a empreendedora. 

E, não é que os irmãos Renata e Jorge abraçaram o convite? Renata cursou letras em Manaus e depois foi contratada como educadora social, enquanto estudava fonoaudiologia. Foi chamada pela irmã Tânia para uma temporada na Argentina, onde encontrou pessoas interessadas em aprender português e assim deu aulas. Conheceu um aluno que queria se aperfeiçoar no idioma e acabaram se apaixonando. Noivou com ele, mas teve que voltar ao Brasil para finalizar a faculdade de Fonoaudiologia, obtendo assim a segunda graduação com o apoio da amiga e técnica da Aldeias Infantis SOS, Elizaneide Evangelista.  

Jorge seguiu os passos da irmã mais velha e hoje trabalha como cabelereiro em um salão de beleza em Buenos Aires. Já Augusto vive em Manaus, é casado e tem filhos. 
 


Jorge realizando corte de cabelo voluntário em sua comunidade
 

Em junho, ele, membros da equipe da nossa organização, familiares e amigos puderam assistir virtualmente o casamento da Renata na Argentina. “Partilhamos a alegria desta nova família que se iniciava e confirmamos o conhecimento que a irmã Tânia adquiriu em sua experiência de vida: ´Tudo tem seu tempo para acontecer, é preciso ter paciência e trabalhar muito, nunca desistir de sonhar`”, conta Nelson Peixoto, Ex-Gestor da Aldeias Infantis SOS em Manaus. 
 


Renata e o marido em seu casamento
 

Tânia casou-se com um policial argentino, com quem tem uma filha, Renata (7), e está esperando o segundo filho que vai se chamar Diego, uma homenagem do marido fanático pelo Maradona.  

Muito unidos e com o desejo de reestabelecer os vínculos com o pai que não veem desde crianças, os irmãos o encontraram virtualmente e pretendem visitá-lo no Rio Grande do Sul, onde vive atualmente. 

“Não guardamos mágoas dos nossos pais. Somos uma multiplicação de famílias que está dando certo", celebra Tânia. 

Para nós, da Aldeias Infantis SOS, histórias como essa são motivo de orgulho e mais uma confirmação de que estamos no caminho certo para que nenhuma criança cresça sozinha. Parabenizamos os irmãos por suas conquistas e desejamos muitas mais! 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!