novembro 22 2019

Grupo Joining Forces comemora os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

Grupo de ONGs internacionais no Brasil, qual a Aldeias Infantis faz parte, alerta que muito ainda deve ser feito

No dia em que é celebrado os 30 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças, o Grupo Joining Forces comemora os avanços obtidos ao longo nesse período, mas faz um alerta: ainda há muito a ser feito. A advertência é fundamentada nos dados revelados pelo relatório “Child Rights Now – Análises da Situação dos Direitos da Criança (clique aqui para acessar a pesquisa completa).

O estudo, feito pelo grupo e divulgado em agosto, aponta alguns temas que merecem atenção prioritária, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade social, como: acesso à educação de qualidade; convivência familiar; desigualdades, abusos e violências de gênero; e extermínio de adolescentes e jovens negros.

De acordo com o relatório, o Brasil diminuiu o índice de pobreza extrema de 25,5% para 3,5%, entre 1990 e 2012. No entanto, entre 2014 e 2017, o número de pessoas que vivem nessas condições dobrou, passando de 5,2 milhões para 11,8 milhões.
O levantamento indicou ainda que, para as crianças, os principais problemas que as afetam são a falta de estrutura familiar, a ausência de oportunidades, a doenças, o crime e as drogas, questões que ainda estão longe de ser solucionadas.

Sobre o Joining Forces

O Joining Forces é um grupo constituído por cinco Organizações Não-Governamentais (ONGs) internacionais no Brasil. O grupo traz dados de fontes oficiais junto às vozes de um diverso grupo de jovens, que discutem seus direitos. São eles:

Aldeias Infantis SOS Brasil: A Children’s Villages SOS (Aldeias Infantis SOS Brasil) é uma organização humanitária global de promoção ao desenvolvimento social, que trabalha em todos os estados brasileiros, há mais de 50 anos, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

ChildFund Brasil: Há 53 anos no país, o ChildFund Brasil - Fundo para Crianças é uma agência humanitária internacional de proteção e assistência a crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de pobreza. Atua nos estados de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia e Goiás.

Federação Internacional Terre dês Hommes: Federação Internacional Terre des Hommes é uma rede de dez organizações internacionais que trabalham pelos direitos das crianças e promovem o desenvolvimento eqüitativo sem discriminação racial, religiosa, política, cultural ou de gênero. Há 32 anos no Brasil, atua em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Plan International: Com 80 anos de história, a Plan International é uma Organização não governamental, não religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero, atuando em São Paulo, Maranhão, Piauí e Bahia desde 1997.

Visão Mundial: A Visão Mundial é uma organização cristã de desenvolvimento, resposta às situações de emergência e Advocacy. Está no Brasil desde 1975 atuando em todos os estados brasileiros, através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidades diversas.
 

  Quero Apoiar!