novembro 12 2020

A juventude mobilizada contra a COVID-19

Projeto Súper Panas desenvolve ações de proteção à comunidade 

 

Desde 2019, a Aldeias Infantis em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desenvolve o projeto Súper Panas, nos estados do Pará e do Amazonas.  

A iniciativa, que em espanhol quer dizer “super amigos”, é voltada à educação, proteção e desenvolvimento da população venezuelana migrante e em situação de refúgio, em especial, crianças e adolescentes. A ação atua também na prevenção de violências, abuso e exploração.  

O projeto está presente em sete centros de acolhida para essa população, seis em Manaus (AM) e um em Belém (PA).

Proteção e combate ao vírus

No mês de outubro, os adolescentes que participam do projeto em Manaus, receberam oficinas socioeducativas sobre a prevenção contra o novo coronavírus, coordenadas pela equipe da Aldeias Infantis.  

Como resultado do aprendizado, eles elaboraram um panfleto no seu idioma nativo, com as informações de combate ao vírus, e distribuíram às famílias acolhidas nos centros do projeto e à comunidade do entorno. Nas áreas externas dos abrigos também foram anexados cartazes com as informações de prevenção. 

A ação teve como objetivo levar informações de forma segura à comunidade, por meio do protagonismo juvenil. “Não basta somente usar as máscaras, temos que limpar as mãos com sabão ou álcool em gel”, comentou a jovem participante do projeto, Oscarina Báez. 

 
 

No final do evento cada adolescente recebeu uma garrafinha reutilizável, reduzindo assim o uso de copos descartáveis e o compartilhamento dos mesmos nos abrigos.