abril 30 2021

Juventudes Digitais

Novo projeto da Aldeias Infantis SOS Brasil promove formações e inclusão digital de jovens 

 

Um dos impactos mais graves da pandemia é o desemprego, principalmente entre os jovens. Os trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos foram os mais afetados pela crise sanitária e mais de 4 milhões estão em busca de uma oportunidade, de acordo com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  

A Aldeias Infantis SOS Brasil realiza projetos com foco na autonomia e no protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade. Diante deste cenário preocupante, a organização desenvolve o projeto Juventudes Digitais, uma iniciativa on-line que possibilita a formação e o acompanhamento dos participantes pelos nossos educadores de forma remota. 

Seu principal objetivo é apoiar o autodesenvolvimento e a inclusão laboral, possibilitando o acesso a ferramentas como tablet e internet, essenciais para que os jovens continuem se capacitando, e de maneira segura

“O projeto Juventudes Digitais contribui para que os participantes identifiquem e usem suas habilidades para conseguir um bom emprego. No início da trajetória profissional é muito importante desenvolver competências e autoconfiança”, afirma Carlos dos Santos, coordenador da iniciativa. 

Participam do projeto mais de 200 jovens em situação de vulnerabilidade, entre 16 a 24 anos, residentes em cidades onde a Aldeias Infantis atua. Na iniciativa é desenvolvido um curso com três módulos:  

- Eu: Nesta etapa, os educadores trabalham questões pessoais, com olhar individualizado para cada jovem. O objetivo é o autoconhecimento e o desenvolvimento do projeto de vida do participante. 

- Eu e o outro: O segundo módulo aborda o coletivo e a importância de temas como a diversidade, igualdade de gênero, questões étnicas e raciais, meio ambiente, com foco na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. 

- Eu no mundo: O último módulo do curso é focado no trabalho. A importância da tecnologia e da internet, construção de currículo, processos seletivos, comportamento na entrevista de emprego e carreira são algumas das temáticas trabalhadas. 

Por meio do projeto, centenas de jovens continuam recebendo apoio para alcançar sua autonomia. O Juventudes Digitais é uma alternativa segura de formação laboral, que possibilita melhores perspectivas de renda para que os jovens possam superar a crise econômica resultante da pandemia. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!