dezembro 7 2020

Legalização de documentos para Imigrantes

Comunidade recebe orientações para regularizar sua estada no Brasil 

 

Em novembro, a equipe da Aldeias Infantis, em Belém, realizou um evento em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), para orientar os mobilizadores da comunidade Warao no Brasil sobre a prevenção contra a COVID-19 e a emissão de documentos pessoais, facilitando sua autonomia no país. 

Protocolo de Solicitação de Reconhecimento da Condição de Refugiado funciona como um documento de identificação e confirma a condição migratória regular no país, enquanto tramita a solicitação de reconhecimento da condição de refugiado. 

A Aldeias Infantis tem atuado junto à SEJUDH para facilitar a emissão de documentos nas comunidades Warao, presentes no distrito de Outeiro, em Belém e em Curuçambá e Distrito Industrial, na cidade de Ananindeua. 

A Aldeias Infantis SOS Brasil e a ACNUR desenvolvem o projeto Empoderando Refugiados Warao e Migrantes da Venezuela para Proteger suas Comunidades contra COVID-19, em Belém e em Ananindeua, no Pará. 

A iniciativa, financiada pelo Fundo Canadá, tem como objetivo o fortalecimento e a proteção da comunidade indígena venezuelana Warao, que luta por melhores condições de vida em nosso país.