junho 3 2022

Adolescente conquista certificação internacional de habilidades digitais

Mariana Moreira é a primeira participante da Aldeias Infantis SOS a receber a premiação do ICDL, programa mundial apoiado pela Comissão Europeia

 

 

Mariana tem apenas 14 anos, mas já impressiona com seu talento e desenvoltura ao lidar com a tecnologia. Em maio, vibramos com uma grande conquista da adolescente: ela recebeu o certificado internacional do ICDL (International Computer Driving License), em reconhecimento às suas habilidades digitais

Tais habilidades foram potencializadas em nosso projeto Digital Villages, iniciativa que promove capacitação digital e infraestrutura tecnológica para colaboradores, crianças, jovens e comunidades de Poá, Rio Bonito e São Bernardo do Campo (SP), e já beneficiou a inclusão digital de mais de 200 pessoas. 

Mariana e o irmão Davi (13) participam dos nossos projetos há sete anos, quando se mudaram para a mesma rua onde está localizada a Aldeias Infantis SOS em Poá. Quando a mãe soube da Organização por uma vizinha, não pensou duas vezes em inscrever os filhos, que lembram com carinho das diversas atividades, brincadeiras e amigos que fizeram nestes anos. 

No Digital Villages, Mariana destaca as aulas de robótica como suas preferidas. “O que mais gostei de fazer foi construir um carrinho de controle remoto com uma placa de arduíno e também um painel solar,” ressalta a menina. 

 

Alberto Guimarães, Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS no Brasil, parabeniza Mariana

 

Com o apoio da coordenadora do projeto, Noemia Marques, ela encarou o desafio de fazer a prova do ICDL e hoje comemora a conquista. “Estava muito nervosa no dia do teste, mas confiante que tudo ia dar certo. Fiquei muito feliz quando descobri que tinha passado!”, recorda a adolescente. 

Orgulhosa pela conquista de Mariana, Noemia destaca a importância da parceria com o ICDL para um futuro com mais oportunidades para as crianças e jovens. “Temos muito orgulho dessa parceria, pois a presença de mulheres na área tecnológica é muito menor em relação aos homens. Que além dessa certificação para a Mariana, venham muitas outras, pois temos vários meninos e meninas que precisam desse apoio!” 

A adolescente também teve a oportunidade de compartilhar a novidade com o presidente da Aldeias Infantis SOS Internacional, Dr. Dereje Wordofa, que em visita ao Brasil pode conhecer algumas unidades da Organização em São Paulo, e histórias que nos enchem de orgulho, como a da Mariana. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!