dezembro 7 2021

II Mostra do Ateliê das Mainhas acontece de 10 a 19 de dezembro

Produtos da iniciativa beneficiam mulheres em situação de vulnerabilidade e podem ser adquiridos no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas (BA) 

 

Desenvolvido desde 2018 em Lauro de Freitas (BA), o projeto Cuidar da Aldeias Infantis SOS trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção da perda do cuidado parental.  

A situação socioeconômica é um dos fatores mais alarmantes para o risco de violações de direitos das crianças, por isso, um dos objetivos da iniciativa é trabalhar o empreendedorismo e a cidadania, proporcionando capacitação e oportunidades de geração de renda.  

Com oficinas de corte e costura, artesanato, empreendedorismo e comércio solidário, o Ateliê das Mainhas, desenvolvido no projeto Cuidar, é uma iniciativa que atua no empoderamento feminino, milita contra todo tipo de violência doméstica, trabalha a autoestima das participantes e fortalece os vínculos familiares e comunitários.

Além das ferramentas profissionalizantes, a equipe da organização também acompanha as famílias, promovendo o apoio necessário para fortalecer os vínculos afetivos. 

“Nosso objetivo é fortalecer as famílias, dando suporte nas diversas problemáticas enfrentadas pelas mães, que na maioria são as únicas provedoras do lar. O Ateliê das Mainhas promove o desenvolvimento de mulheres que não se enxergavam em meio às vulnerabilidades e problemáticas do dia dia, e hoje olham para si e reconhecem as suas potencialidades ampliadas não só no autocuidado, como também no cuidado com a família”, explica Michele de Jesus, Coordenadora do Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário e responsável pelo projeto na organização. 

Em 2019, a iniciativa conquistou o Prêmio ao Valor Social da Fundación Cepsa, que busca ações que promovem o bem-estar na América Latina e Europa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. E, por meio de uma parceria com a Ford Fund, foi estruturada a oficina de corte e costura, com maquinários e insumos. 

 
II Mostra do Ateliê das Mainhas 

 

Com produtos artesanais variados, como decorativos para casa, bolsas, nécessaires, acessórios infantis, máscara e porta máscara, itens em fuxico e produtos natalinos, a II Mostra do Ateliê das Mainhas acontecerá no Piso L1 do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, do dia 10 a 19 de dezembro, das 10h às 22h. Todas as peças foram produzidas com muito afeto pelas 30 mães que participam do projeto.  

A primeira edição do evento foi motivo de orgulho e resultou em novas oportunidades para as artesãs. 

“Com um resultado incrível na venda de 90% dos produtos desenvolvidos pelo grupo na primeira edição, novas experiências profissionais aconteceram desde então. Dentre elas, destacamos o contrato de trabalho remunerado para confecção de máscaras de proteção, pelo qual o grupo já produziu mais de 15 mil máscaras, e estão agora no segundo contrato de trabalho com a Rede Astra”, celebra Michele de Jesus. 

O evento é uma forma de visibilizar o trabalho das mulheres, muitas vítimas de violência doméstica, que encontram no projeto uma oportunidade de se tornarem mais independentes. Além de adquirir os produtos na Mostra, também é possível comprá-los na página do Instagram do projeto, @ateliedasmainhas. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!