novembro 3 2021

Mulheres mexicanas tomam as rédeas de seu futuro

Empreendedoras de uma comunidade rural empoderam-se com seu negócio de fabricação de pães 

 


 

Por volta das 8 horas da manhã, oito mulheres da comunidade de San Antonio Copalar, México, reúnem-se no pátio da frente de um vizinho, onde construíram um forno de pão. 

Evila (45) e outras três misturam os ingredientes e prepraram as enormes massas para uma produção de cinco quilos de pães, cerca de 500 unidades.  

Enquanto umas arrumam as bandejas nas mesas, outra das mulheres amarra um pano molhado na testa da sua colega, como uma faixa para evitar insolação. Ela será a responsável por manusear o forno. 

Em seguida, todas se reúnem em volta da grande mesa de madeira para fazer pequenas bolinhas de massa e colocá-las nos tabuleiros enfarinhados.  

Apesar do tempo quente e das longas horas de trabalho, a conversa e as risadas são constantes.  

Há seis meses, essas mulheres - apesar de serem vizinhas -, mal conheciam umas às outras. 

"Aqui aprendi não só a fazer pão, mas também a me relacionar com as minhas companheiras, a viver com elas e conhecê-las melhor", diz Evila.  

A comunidade tropical de San Antonio Copalar está localizada na região sul de Chiapas, a mais pobre do país. Lá, apenas 6 em cada 100 pessoas têm condições de vida decente, com acesso a serviços básicos e segurança alimentar. 
 


 

35 famílias - aproximadamente 120 habitantes - vivem nesta comunidade remota, onde a escola e o hospital mais próximos estão a 45 minutos de carro.  

"As dificuldades enfrentadas pelas famílias são inúmeras. Elas não têm acesso aos serviços básicos, sofrem com a falta de emprego e as mulheres com o machismo", diz Graciela Aguilar, Conselheira Comunitária da Aldeias Infantis SOS no México. "As mulheres não têm oportunidades de encontrar trabalho ou de evoluírem".  

Tal como em muitas comunidades rurais da região, espera-se que elas cumpram as tarefas domésticas, enquanto os homens trabalham no campo. Esses papéis rígidos de gênero não só impactam em sua situação financeira, como também limitam seu crescimento pessoal e seus planos para o futuro. 

No entanto, esse grupo de empreendedoras já está transformando esse cenário. 
 

Uma oportunidade de negócio 

 

 

As mulheres foram apoiadas com equipamentos, ingredientes e orientações para organizarem seu empreendimento. Também lhes foi fornecido o material para construir o forno, feito pelos seus maridos, que apoiam o negócio. 

"O objetivo é que as mulheres se empoderem, gerem os seus próprios recursos para ajudar suas famílias e percebam que têm oportunidades para se desenvolverem", diz Aguilar. 

"O pão é feito com as nossas próprias mãos", comemora Evila, "nós já conhecemos o processo, os procedimentos de higiene e trazemos algo saudável para casa". 

No início, o pão era distribuído apenas entre elas e suas famílias. Hoje, as mulheres vendem para a comunidade e guardam parte do lucro para a produção da próxima fornada.   

Após uma manhã de trabalho árduo, Evila e uma colega passeiam pela cidade, batendo às portas para vender os quitutes saídos do forno, os tradicionais pães doces mexicanos.   

Ao mesmo tempo, uma cliente regular de uma comunidade vizinha compra metade da produção para revender em seu mercado.  

À medida que estas mulheres tentam tornar o seu negócio mais sustentável e lucrativo, elas também participam de um curso de formação certificado, aprendendo mais sobre a fabricação de pão e outros produtos.   

Depois de terminar o trabalho, Evila volta para casa carregando um saco de pão para a sua família.  

Tanto o marido como o filho trabalham no campo, em uma jornada que começa às 4 horas da manhã, e em breve regressarão cansados e com fome.  

"Sinto-me orgulhosa porque já consegui aprender a fazer pão. Agora quero aprender mais e crescer", acrescenta Evila. 

A Aldeias Infantis SOS trabalha com comunidades em Chiapas há 15 anos, com o objetivo de ajudar e unir forças com as famílias em situação de vulnerabilidade, evitando a perda do cuidado parental. 

Aqui no Brasil, também lutamos por esse mesmo objetivo e destacamos o Projeto Cuidar, uma iniciativa que promove empreendedorismo e formação, com acompanhamento individualizado em Lauro de Freitas (BA).  

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!