Jandira é sinônimo de superação

Viúva, ela se viu responsável por cuidar dos oito filhos sozinha  
 

Em uma dessas reviravoltas da vida, Jandira se viu só com seus oito filhos, com idades entre 9 e 26 anos. Aos 34 anos se tornou viúva, após a trágica morte de seu marido em um acidente de carro. Sem emprego, a sua única fonte de renda era o auxílio do Bolsa Família, que não chegava a meio salário mínimo.   

A trajetória de Jandira se cruzou com a nossa. Convidada para uma reunião na escola da filha, que enfrentava problemas de aprendizagem, Jandira soube do trabalho da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Foz do Iguaçu, e percebeu que ali poderia encontrar as oportunidades que tanto desejava.  

E foi assim que começou a participar do nosso curso de panificação, Pão da Terra, desenvolvido em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social do município.   

Guerreira, ela caminhava trinta minutos da sua casa até a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) - local onde o curso era realizado - e se encontrava com outras mulheres, participantes das oficinas, unidas pelo sentimento de esperança e resiliência.   

Antes de entrar no laboratório de panificação, Jandira se vestia com o uniforme branco, avental e touca. Preparada para mais um dia de curso, ela aprendia como transformar farinha, ovos, leite e tantos outros ingredientes em pães, cucas, bolos e salgados.  

“Fiz empadinhas para a festa da igreja e para os meus filhos. Também fiz pastel e bolo de aniversário para as crianças. Eles nunca tinham ganhado um bolo antes, ficaram muito felizes!”, recorda a mãe orgulhosa.   

Mas ainda faltava uma coisa. Jandira queria aprender a ler. “Eu precisava entender as receitas, por isso pedi apoio às profissionais da Aldeias Infantis e elas me ajudaram com os materiais escolares e pude iniciar meus estudos”, relembra ela.  

No final de 2020, a mãe, responsável por criar os oito filhos sozinha, finalizou o ensino médio! Para as mulheres, Jandira deixa uma mensagem: “Nunca desistam de seus sonhos. Sempre continuem, batalhem e sigam em frente.”  

E por falar em sonho, Jandira revela o seu: “Quero abrir a minha padaria no futuro”. Ela continua produzindo empadas para venda e tem seus clientes fiéis.   

Para nós, um projeto como esse simboliza muito! Significa fortalecer os vínculos familiares, para que crianças como os filhos da protagonista desta história não cresçam sem um lar seguro e feliz. Significa empoderar mulheres para que nunca duvidem de seu poder e sua capacidade de ir mais além. A trajetória desta mãe é motivo de orgulho para nossa organização e esperamos que para todo o mundo também!  

Crescer com amor e segurança foi fundamental também para Michele, que passou sua infância na Aldeias Infantis, em Juiz de Fora, e hoje tem seu próprio negócio!  

www.aldeiasinfantis.org.br/engaje-se/noticias/recentes/mulheres/da-aldeias-infantis-para-uma-vida-independente


VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!