Mãe: Amor que transcende

Dayana ultrapassa todos os obstáculos por seu filho autista, Derick  
  

A história da Dayana é um grande exemplo de todas as mulheres que carregam dentro de si um amor gigantesco: o amor de mãe!  

Há quatro anos, a pedagoga de Manaus compartilhou uma das notícias mais emocionantes de sua vida com seu esposo: “Como todo casal, eu e meu marido, Elton, tínhamos muitos sonhos para o futuro e a maternidade era um deles. Depois de três anos casados, comemoramos a vinda do nosso primeiro filho, Derick!”  

Durante a gestação, Dayana e Elton sonhavam com o rostinho do filho, seus primeiros passinhos, e imaginavam quais seriam suas primeiras palavras. Quando Derick completou 1 ano e 5 meses, eles começaram a perceber alguns comportamentos inesperados: “Ele não fazia contato visual, não atendia a comandos e não interagia com outras crianças.”, relembra Dayana.  

A mãe, determinada a entender o que estava acontecendo, foi buscar mais informações e encontrou um vídeo na internet sobre sinais de autismo. Dos 13 sinais apresentados pela psicóloga, seu filho demonstrava 10. “Naquele momento, comecei a perceber o que estava acontecendo. Foi muito difícil, o meu mundo desabou. Comecei a chorar e não tinha ninguém ao meu lado para dizer: ´Calma, vai dar tudo certo!`”   

E não é que deu mesmo?! Depois de buscarem ajuda profissional e confirmarem o diagnóstico do filho, Dayana e Elton conheceram o projeto Cuida Bem de Mim, da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Manaus. A iniciativa, que desenvolve atividades psicopedagógicas e presta assistência a famílias com crianças no espectro autista, mudou a vida do casal e, principalmente, a de Derick.     

“Este projeto cuida não só dos nossos filhos, de sua independência e evolução, mas também ajuda a gente, os pais. Beneficia nossa saúde psicológica e física, além de nos ajudar com doações tão essenciais como as que recebemos neste momento de pandemia”, celebra a mãe.  

Derick, hoje com quatro anos, tem evoluído a cada dia: começou a falar as primeiras palavras, interage com outras crianças e está deixando de usar fralda.  

Quanto à Dayana, ela se orgulha muito de sua trajetória até aqui. “Hoje eu sou mais forte, enfrento as dificuldades e ultrapasso obstáculos, motivada pelo amor que tenho pelo meu filho; essa pessoa feliz, amável e carinhosa que ele é. Derick veio ao mundo para me ensinar muitas coisas.”  

E a todas às mulheres que se superam diariamente, resilientes diante das dificuldades, ela deixa um recado: “Nós somos capazes de coisas ainda maiores do que imaginamos.”  

Nós, da Aldeias Infantis SOS Brasil, temos plena certeza disto e lutamos para que, desde meninas, elas saibam que podem ser gigantes e que têm o poder de conquistar tudo que desejarem. 

Conheça também a história da Solimar López, uma venezuelana que encontrou um novo caminho no Brasil.

www.aldeiasinfantis.org.br/engaje-se/noticias/recentes/mulheres/uma-heroina-fora-dos-quadrinhos

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!