Murilo tem pressa

Até dois meses atrás, adolescente de 12 anos nunca havia frequentado a escola.

Com um olhar curioso, Murilo* encara uma série de cartazes fixados na parede em sua frente. Pausadamente, o menino de 12 anos repete cada uma das palavras escritas, em um esforço único de quem ainda está se familiarizando com o mundo das letras. A conclusão de cada frase é uma vitória: até dois meses atrás, Murilo não sabia ler, tampouco havia pisado em uma escola, situação que se repete com mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em todo o país, segundo o Censo Escolar de 2018.

O menino faz parte do grupo de 170 crianças e adolescentes assistidos pela Aldeias Infantis SOS Brasil em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Com um sorriso fácil, Murilo se agarra a oportunidade de frequentar uma escola particular do município, conquistada por intermédio da Aldeias Infantis.

Os novos desafios colocam a determinação do adolescente à prova. Pela manhã, ele acompanha uma turma com estudantes menores para desenvolver a leitura e a escrita, e na parte da tarde participa de atividades com garotos da sua idade.

O breve tempo no ambiente escolar foi o suficiente para despertar o desejo por mais conhecimento. E Murilo tem pressa. Próximo de completar 13 anos, no dia 1º de agosto, ele só pensa em um presente: livros. “Para me ajudar a aprender mais rápido”, justifica, com a determinação de quem almeja ler muito mais do que apenas cartazes fixados na parede.

Conheça a Aldeias Infantis SOS Brasil

As atividades da Aldeias Infantis em Lauro de Freitas atende 170 crianças e adolescentes e dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade social da Bahia. Todo este trabalho de reconstrução de vínculos só é possível com a contribuição de apoiadores de todo o país.

Quero Apoiar

*nome fictício.
**imagem meramente ilustrativa