agosto 12 2022

Família tem casa transformada em comunidade de Capão da Canoa (RS)

Em mutirão realizado pelo Núcleo SOS de Apoio às Famílias, Tiago e seus filhos receberam um lar cheio de novidades e carinho 

 

A história de Tiago e dos sete filhos -- Aleksandro, Ana Vitória, Ariel, Gabriel, Iago, João Miguel e Maria Vitoria -- é marcada pela saudade. Há dez meses, a família sente a perda de Geiziane, mãe, esposa e filha amada. Nesse turbilhão de sentimentos, Tiago se viu como principal responsável pelo cuidado das crianças, um cenário até então desconhecido para ele. 

“Quando a Geiziane faleceu, senti como se tivesse sido atropelado, foi um impacto enorme. Não sabia o que fazer. Tem sido muito difícil, mas o que me dá força são os meus filhos. Um dia o Aleksandro chegou pra mim e disse ‘Eu te amo, pai’. Essa é uma das minhas lembranças mais felizes da minha vida”, conta Tiago. 

 

 

A trajetória da família se cruza com a da Aldeias Infantis SOS a partir da abertura do Núcleo SOS de Apoio às Famílias em Capão da Canoa (RS). Tiago, a esposa e os filhos foram os primeiros indicados pela rede socioassistencial para participar desse centro de referência, que teve início na localidade em maio deste ano. 

“Acompanhamos eles de perto, principalmente o pai, que nunca tinha sido o cuidador principal das crianças. E esse acompanhamento é realizado tanto com ele, com apoio psicológico e orientações, quanto com os filhos. O nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa família e os laços afetivos entre eles, evitando a perda do cuidado parental”, resume Cristiane dos Reis Pires, coordenadora de projetos na Aldeias Infantis SOS em Capão da Canoa. 

 


 

Um novo lar 

Em julho, a família participou de um mutirão junto com a equipe do Núcleo e dezesseis voluntárias para uma grande transformação em sua casa! A ação solidária contou com a limpeza do pátio e da montagem dos ambientes, onde os quartos, sala e cozinha foram reformados a partir dos desejos da família.  

 

 

Com todos os acordos realizados e materiais necessários, foi hora de arregaçar as mangas e transformar. “O tempo nublado e chuviscando nos fez achar que iríamos levar muito tempo para dar conta de tudo que havíamos planejado. Mas parece que foi este tempo que nos deu energia e antes do meio dia já tínhamos o pátio e a casa limpos e estávamos prontos para iniciar as pinturas”, relembra Cristiane. 

E, com mais um dia de trabalho, a casa foi equipada com móveis e muita animação das crianças, que durante o processo, mal conseguiam conter a ansiedade e o desejo de ver como ficaria a casa deles, que quando finalizada, encheu os corações de alegria e de emoção, principalmente o de Tiago. 

 

 

“Esta é a casa que minha companheira sempre sonhou! Lá do céu ela deu um jeitinho de vocês chegarem e fazerem isso! Só digo muito obrigado e que vou ensinar meus meninos a darem valor!”, celebra o pai. 

As crianças também receberam atenção especial. Cada uma ganhou uma cama e um armário, além de novos brinquedos, reforçando a importância do espaço e da individualidade.  

 

 

O mutirão foi realizado em parceria com o Gabinete da Vice-Prefeita do município e com o Centro Cultural Porto Belo, que por meio de seu programa de Férias Solidárias, mobilizou as voluntárias, angariou doações e materiais para cada ambiente da casa e apresentou o planejamento da reforma, que foi discutido e aprovado pela família.   

 


 

Aldeias Infantis SOS em Capão da Canoa 

A Organização começou as atividades no município em 2018, com o serviço de acolhimento a crianças, adolescentes e jovens que, por algum motivo, tiveram que ser afastados do convívio familiar. Atualmente, administra quatro casas lares, que permite acolher até 10 crianças em cada.  

Diante da necessidade de desenvolver ações de prevenção da perda do cuidado parental e de fortalecimento dos vínculos familiares, a localidade implementou também o Núcleo SOS de Apoio às Famílias, um centro de referência para famílias em situação de alta vulnerabilidade. A iniciativa é desenvolvida em outros estados do país, como Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

No município gaúcho, as atividades do Núcleo começaram em maio deste ano e já apoiaram mais de 94 crianças e adolescentes e 39 adultos, por meio de visitas domiciliares, reuniões com as escolas e serviços de saúde, encaminhamentos para área jurídica e assistência social. Além disso, parcerias com voluntários e empresas são articuladas para angariar cestas básicas, oportunidades de emprego e outros itens necessários para cada família. 

Tanto o serviço de acolhimento, quanto o Núcleo SOS de Apoio às Famílias são realizados em parceria com a Prefeitura de Capão da Canoa (RS), por meio do termo de cooperação, conforme a lei 13.019.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR