janeiro 8 2021

Novos desafios em 2021

Imigrantes Warao são aprovados em vestibular da UFPA

 

2020 foi um ano de incertezas, mas, mesmo diante de tantas dificuldades, dezembro trouxe uma notícia fantástica para oito imigrantes da etnia indígena Warao: a aprovação no vestibular da Universidade Federal do Pará!

Os aprovados, que são da Venezuela e se estabeleceram em Belém (PA), conquistaram sua vaga em um Processo Seletivo Especial 2020-6 da instituição de ensino, que ofertou 24 vagas para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Assim que a equipe da Aldeias Infantis na cidade soube do vestibular, houve uma grande mobilização para ajudar os candidatos a se prepararem para a prova.

Um dos aprovados foi Roisdael Calderon, colaborador da nossa ONG no projeto Súper Panas, desenvolvido em parceria com o UNICEF. Aos 37 anos, ele irá cursar Pedagogia e está animado para iniciar os estudos.

“Se dedicar aos estudos e ao trabalho aqui no Brasil precisa ser parte da luta dos Warao para que estejamos incluídos na sociedade. Não podemos, por toda a vida, ficar nas ruas, pedindo ajuda. Se for assim, nossa jornada não valerá a pena. Passamos por Boa Vista, Manaus, Santarém, vários lugares. Mas é aqui em Belém que vamos reconstruir a nossa nossa história”, afirma Roisdael, que também comemorava a aprovação da esposa, Maria Calderon.

Francelino Morales é outro Warao que celebra esta vitória: “Nossa trajetória como imigrantes não tem sido fácil, mas desde que cheguei em Belém e consegui me estabelecer, cultivei esse sonho de estudar mais. Fiz o ensino médio na Venezuela e agora, graças ao apoio que tive no abrigo durante o processo seletivo, continuarei meus estudos”, relata o mobilizador do projeto Empoderando Refugiados Warao e Migrantes da Venezuela para Proteger suas Comunidades contra COVID-19, desenvolvido pela Aldeias Infantis e a ACNUR, em Belém.

Parabenizamos a todos e nos orgulhamos dessas conquistas tão importantes para a autonomia destes povos no Brasil! Juntos trabalhamos para uma sociedade mais justa e igualitária, e esperamos que 2021 seja repleto de sucesso para a comunidade Warao!