junho 15 2022

Impacta ODS chega às escolas públicas de Guararema

Projeto idealizado pela Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, impacta 3.900 estudantes e 219 profissionais da rede de ensino do município 

 


 

Disseminar a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) de maneira lúdica e divertida para crianças, adolescentes e jovens. Com esse propósito, o Impacta ODS, projeto idealizado pela Aldeias Infantis SOS em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, tem formado agentes multiplicadores e despertado o interesse de estudantes em todo o Brasil para o tema, como parte da meta de alcançar 16 milhões de pessoas até 2030. 

O mais novo município a receber a iniciativa foi Guararema (SP). Por meio do projeto, 219 profissionais da rede municipal de educação, entre professores, diretores, coordenadores e encarregados, receberam formação e capacitação.   

 

 

Um desses profissionais foi Viviane Fernandes, gestora da Escola Municipal Professora Leonor Lopes Prado. “Os encontros virtuais e atividades contemplados no curso de formação oferecido pelo Impacta ODS foram uma oportunidade de conhecer e compreender os 17 ODS e as 169 metas a serem atingidas até 2030. Compreendi que a palavra-chave dos ODS é AÇÃO e que ações conscientes, diárias e a longo prazo tornarão estas metas algo concreto”, comenta Viviane. 

Junto com o curso, os educadores foram presenteados com uma agenda 2022 com o tema dos ODS, gibis da Turma da Mônica que retratam de forma lúdica o que são os ODS e blocos temáticos (cubos de tamanho grande) como material de apoio para trabalhar o tema com os alunos. 

 

 

O resultado final foi uma grande mobilização da Secretaria de Educação de Guararema para levar a disseminação dos ODS as 26 escolas da rede municipal, impactando 3.900 estudantes, na faixa etária de 6 meses a 10 anos. Por meio da realização de diversas atividades educativas, o tema foi desenvolvido de forma interdisciplinar e utilizando recursos e metodologias que despertassem o interesse e o compromisso dos alunos. 

“Desenvolvemos os objetivos dos ODS de maneira lúdica em atividades que fazem parte do universo infantil, como brincadeiras e jogos de memória, além de leituras participativas e rodas de conversa. Auxiliando os alunos a tomar essa consciência, contribuímos para que eles entendam a sua responsabilidade e desenvolvam hábitos que levarão consigo por toda a vida, tornando-se assim agentes dessa transformação”, conta Sênia Aparecida de Souza Custódio da Silva, professora no 1º ano A, da Escola Municipal Professora Eunice Leonor Lopes Prado. 

 


 

Na Escola Municipal Getúlio Vargas, os alunos do Jardim III trabalharam o tema “alimentação saudável”, a partir dos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), em uma demonstração prática de como fazer uma salada de frutas e de como reaproveitar melhor dos alimentos. Já com os alunos a partir de seis meses, a disseminação acontece por meio dos pais, que ganharam o Almanaque da Turma da Mônica, que reúne a série de 17 gibis sobre os ODS, e vivenciam as ações diárias nas escolas. 

"Ver o Impacta ODS nas escolas da rede pública é uma grande conquista para nós. Com o apoio da Secretaria de Educação de Guararema estamos um passo mais próximos da nossa meta ousada de alcançar 16 milhões de pessoas até 2030", destaca Joanna Calazans, gerente de relações institucionais da Aldeias Infantis SOS. 

 

 

Empresas de todo o país podem apoiar o projeto, clique e veja como! Interessados nos cursos do Impacta ODS devem entrar em contato pelo e-mail impactaods@aldeiasinfantis.org.br  

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!