fevereiro 24 2021
Oficinas educativas contra a xenofobia
Projeto Súper Panas desenvolve atividades para combater a discriminação
Em fevereiro, os adolescentes venezuelanos da etnia Warao, que participam do projeto (Súper Panas) em Belém (PA), realizaram atividades esportivas, artísticas e oficinas de rádio ministradas pelo professor Marcio Belloc, da Universidade Federal do Pará. O principal objetivo foi mostrar que estas atividades também podem ser usadas como mecanismos de enfrentamento à violência e à xenofobia.
Nas rodas de conversa, os educadores da Aldeias Infantis também trabalharam as questões de Gênero, Raça e Etnia, fundamentais no processo educativo dos jovens e também no fortalecimento de sua identidade cultural e étnica.
“Estas atividades são uma oportunidade para entender os sentimentos destes adolescentes e como o projeto tem impactado suas vidas. É um espaço seguro para que eles compartilhem suas vivências e relatem como se sentem em nosso país”, afirma Anne Souza, Coordenadora de Juventudes da Aldeias Infantis, que atua diretamente no projeto.
Desde 2019, a Aldeias Infantis SOS Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolvem o projeto Súper Panas, nos estados do Pará e Amazonas. A iniciativa é voltada à educação, proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes imigrantes ou em situação de refúgio no país.