janeiro 6 2020
Os novos desafios de Dérik
Prestes a se mudar para Portugal, jovem acolhido pela Aldeias Infantis é exemplo de superação e determinação
Dérik Souza Silva está de malas prontas para Lisboa. Aos 26 anos, o jovem se prepara para uma nova vida no outro lado do oceano, com diferentes oportunidades e caminhos à frente. Apesar do grande passo, recomeçar em um novo país e longe da família e amigos é só mais um desafio para quem já superou tantas adversidades ao longo da vida.
Por mais de uma década, Dérik foi uma das milhares de crianças acolhidas pela Aldeias Infantis SOS Brasil. Ele chegou a Casa Lar de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, quando tinha pouco mais de um ano de idade, e lá recebeu a atenção, carinho e educação que toda a criança e adolescente merece.
Desde os primeiros meses, Dérik foi inserido na rede escolar, e ao longo dos anos se empenhou em dezenas de atividades culturais, esportivas e sociais. “A gente participava de muitas coisas, tínhamos aula de teatro, capoeira. Eram muitas oportunidades”, relembra.
A casa era dividida com outras crianças e contava com a supervisão e atenção integral de uma mãe-social, pessoas que o jovem mantém contato até hoje. “Eram pessoas com histórias diferentes, mas em um ambiente muito tranquilo. A Aldeias nos dava toda assistência que precisávamos e nos ensinava a lidar com as dificuldades”.
Em 2004, aos 14 anos, Dérik se mudou para a casa de uma família aotiva que já o acompanhava na Aldeias Infantis. Anos depois, se formou como técnico de ótica e hoje trabalha em uma empresa que também promove projetos sociais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em São Bernardo do Campo.
“Tenho muita gratidão por tudo que aconteceu. Se não fosse pela Aldeias Infantis, eu não seria quem eu sou hoje, não teria a família que tenho”.