janeiro 20 2022

Jovem apoiada pela Aldeias Infantis SOS vivencia a rotina de um deputado estadual

Stefane Nunes participou do programa Parlamento Jovem Brasileiro e desenvolveu um projeto de lei para beneficiar a população amazonense 

 

Com um futuro brilhante pela frente, Stefane Nunes de Sá (17) é uma jovem ativista de Manaus (AM) que luta por um mundo melhor. No final do ano passado, ela celebrou sua participação no programa Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa que simula a jornada parlamentar para que estudantes do ensino médio possam vivenciar o trabalho de um deputado estadual na prática. 

Junto com outros 24 jovens, durante duas semanas ela participou de diversas palestras sobre política e cidadania na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, além de ser orientada sobre uma tarefa especial do programa: escrever e apresentar um projeto de lei que beneficiasse a população amazonense. 

Envolvida em causas sociais desde muito nova por influência da mãe e da tia, ela desenvolveu um projeto para garantir um dos direitos mais básicos de qualquer pessoa: o acesso à documentação. Em sua proposta, Stefane focou nas crianças e jovens de escolas públicas do Estado, incluindo também seus responsáveis, facilitando a emissão dos documentos para toda a família. 

“Mesmo que alguns desses documentos sejam fáceis de emitir pela internet, ainda enfrentamos dificuldades em alguns lugares do Amazonas que não possuem ou que os moradores não sabem utilizar a internet”, justifica a jovem. 

Para participar dessa experiência, Stefane contou também com o apoio da equipe da Aldeias Infantis SOS e os conhecimentos adquiridos no projeto Juventudes Digitais, desenvolvido pela organização em Manaus e em outras 11 localidades* do Brasil. 

A jovem destaca a influência, principalmente, do módulo I da iniciativa na qual os educadores trabalham questões pessoais, com olhar individualizado. O objetivo é o autoconhecimento e o desenvolvimento do projeto de vida de cada participante. 

“No âmbito profissional sempre tive muito claro o caminho que queria seguir, mas nunca tinha parado para olhar para mim mesma. Foi a minha maior descoberta no projeto e o que me deu mais segurança para participar do Parlamento Jovem”, celebra Stefane. 

Preparando-se para o vestibular, ela deseja cursar contabilidade e revela que seu interesse pela política é constante, mesmo que ela não atue em um cargo na área. 

“Nós somos seres políticos. Quero continuar desenvolvendo ações sociais na minha comunidade e acompanhar o trabalho dos representantes nos quais acredito e me identifico com seus valores”, afirma a estudante. 

Parabenizamos Stefane pela sua trajetória de engajamento e de luta pelos direitos humanos. Para nós é um prazer atuar para que cada vez mais jovens possam desenvolver suas habilidades e conquistar um futuro brilhante! 

Sobre o projeto Juventudes Digitais 

É uma iniciativa on-line que possibilita a formação e o acompanhamento de jovens em seu desenvolvimento.

Seu principal objetivo é incentivar o autoconhecimento e a inclusão laboral, possibilitando o acesso a ferramentas como tablet e internet, essenciais para que os jovens continuem se capacitando de forma remota.

Além disso, o projeto também busca fomentar a participação comunitária, destacando a importância dos participantes para a construção de um mundo melhor. 

*Em 2021, mais de 400 jovens em situação de vulnerabilidade, entre 16 a 24 anos, foram beneficiados pela iniciativa em 12 localidades do Brasil. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!