Programa que Transforma Vidas

Encaminhado ao programa da Aldeias Infantis SOS via agente de saúde da região há um ano, Leandro* precisava de ajuda. Morando com a mãe e mais três irmãos mais novos, era responsável pelo cuidado deles para permitir que sua mãe pudesse trabalhar, mesmo que isso comprometesse seu desempenho escolar e seu futuro.

O programa o abraçou. Com um plano de desenvolvimento familiar proporcionado pela equipe SOS, o primeiro passo foi possibilitar que seus irmãos passassem a uma escola integral, permitindo que Leandro* frequentasse a Casa de Oportunidades.

Seu plano de vida contemplava ações de apoio ao desempenho escolar, autoestima, identidade, comunicação, alimentação e orientação profissional. Além das escutas individuais e dinâmicas realizadas para fortalecer o adolescente, incluímos Leandro* em outros projetos com foco no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho, liderança e treinamento para o Programa Jovem Aprendiz.

O impacto das atividades culturais e de convivência familiar e comunitária ampliou o repertório sociocultural do adolescente e, em um ano de Projeto, já era visível a mudança no comportamento e nas falas do adolescente, que chegou apenas com a vontade de trabalhar para ajudar a família. Hoje, Leandro* se reconhece como protagonista de sua própria história e já começou um trabalho no setor de alimentação de um hospital. “Passei e ainda recebi elogios do entrevistador pela minha segurança em responder tudo que me perguntou com segurança, agora me sinto homem”, lembra.


* O nome do adolescente foi trocado para o relato em respeito aos princípios de confidencialidade de nossas diretrizes de proteção infantil.