dezembro 3 2019

Projeto Bem Cuidar cria rede de prevenção à exploração sexual infantil na Paraíba

Iniciativa combate situações de vulnerabilidade através da conscientização de jovens e capacitação técnica

A violência e a exploração sexual são fatores que frequentemente levam ao afastamento de crianças e adolescentes dos seus lares de origem. Segundo dados do governo federal, 70% das ocorrências de abusos são cometidas por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas.
 
O Projeto Bem Cuidar: Tecendo Redes de Proteção, realizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil de João Pessoa, em parceria com a Deca, combate a exploração sexual de crianças e adolescentes através de ações de prevenção, conscientização e mobilização em regiões de vulnerabilidade social.
 
Em 2019, a iniciativa impactou mais de 400 jovens e 70 técnicos do Sistema de Garantia doe Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). Realizando uma série de oficinas e palestras, a ação trabalha com o fortalecimento de jovens para prevenir que eles se tornem vítimas, e, em paralelo, atua na capacitação de técnicos sobre os direitos da criança e adolescente e na orientação de famílias para identificar possíveis casos de abusos.

 Ao longo dos próximos meses, o Bem Cuidar: Tecendo Redes de Proteção irá oferecer atividades que atendam a necessidade de cada grupo para criar um território de cuidado, onde crianças e adolescentes são educados em relação a autoproteção, enquanto a família estará preparada para identificar e prevenir estas situações com seus filhos e a comunidade e a rede de apoio participarão ativamente no controle social e denúncia de casos.

A ação foi renovada para 2020 e terá o envolvimento de mais 140 alunos, 20 famílias e 35 profissionais ligados ao SGDCA.

 

  Quero Apoiar!