Aldeias Infantis do Rio lança projeto Bloco Azul e Verde

A iniciativa tem por objetivo contribuir para a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente

No dia 23/06 foi lançado o Bloco Azul e Verde, que tem por objetivo desenvolver a sustentabilidade e a educação ambiental nas unidades da Aldeias Infantis SOS no Rio de Janeiro. Estiveram presentes no lançamento 120 pessoas, que puderam saborear uma deliciosa feijoada. Também no mesmo dia foram comemorados os 37 anos de história da SOS no Rio e o aniversário do fundador da instituição, Hermann Gmeiner.

O público presente ainda pôde contar com atrações como performances de teatro, dança, bazar de roupas, venda de quadros e produtos desenvolvidos por mulheres que fazem parte do grupo de corte, costura e artesanato da Aldeias Infantis SOS Rio de Janeiro.

Sobre o Bloco Azul e Verde e suas ações

Segundo o coordenador geral da Aldeias Infantis SOS no Rio de Janeiro, José Carlos Sturza, o projeto visa estimular nas crianças, adolescentes e comunidade, as práticas de uso racional da água; a importância da reciclagem; diminuição do uso de materiais descartáveis além de expor os aspectos e os problemas, locais e regionais, bem como a qualidade e a disponibilidade das águas que temos para o consumo humano.

Entre uma das ações já desenvolvidas está o piloto de uma horta comunitária na unidade de Jacarepaguá, que traz para crianças e adolescentes, o aprendizado sobre o plantio e o crescimento de mudas, suas diferenças e aproximações, a realidade local ambiental e cultural, a relação da fauna e da água com suas interferências. 

De acordo com o coordenador da SOS Rio, Carlos Sturza, é também objetivo do Bloco Azul e Verde diminuir o uso de materiais descartáveis nas unidades da Aldeias RJ.” Em um primeiro momento lançamos o nosso próprio copo para que não tenhamos mais que utilizar os de plástico”, afirmou ele.

Outras atividades de educação ambiental também foram realizadas, como por exemplo, uma ação de limpeza nas imediações do Parque Nacional da Tijuca no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.  “A proposta estimula e faz com que crianças e adolescentes, assim como suas famílias, deem mais atenção ao cuidado com o meio ambiente, de forma lúdica e proativa; assim como chama a atenção da sociedade em geral para as graves situações de degradação ambiental, que impactam todas as formas de vida e as águas de maneira grave", afirmou Sturza.

Em março, por ocasião do Dia da Água, o Bloco Azul e Verde foi às ruas do Morro do Banco, comunidade do bairro Itanhangá e a ação teve importante apoio da população local.