setembro 28 2020

Projeto Costura Solidária impulsiona a renda de mulheres

A iniciativa apoia o trabalho de costureiras afetadas pela pandemia

 

Milhares de pessoas perderam seus empregos e/ou tiveram sua renda comprometida, por causa da pandemia de COVID-19. Diante de um cenário tão preocupante, a Aldeias Infantis e o Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da marca, criaram o projeto Costura Solidária, com foco em gerar renda para costureiras da Bahia e de São Paulo, a partir da produção de 20.000 máscaras de tecido.  

“A ação foi inspirada na iniciativa de um grupo de colaboradoras da Ford em Camaçari (BA), que produziu e doou 1.500 máscaras para comunidades e instituições da região.”, comenta Roberta Mädke, gerente de Responsabilidade Social da Ford. 

As máscaras serão distribuídas pela Aldeias Infantis em comunidades vulneráveis da Bahia e de São Bernardo do Campo (SP), além de instituições parceiras.  

Economia Solidária 

As mulheres selecionadas para a iniciativa são costureiras de baixa renda, que têm condições de produzir as máscaras em suas casas. São dez mulheres da zona Norte de São Paulo, da comunidade de imigrantes bolivianos, e dez da Bahia, que participaram do projeto de capacitação da ONG Projeto Axé, em parceria com o Ford Fund, e do Cesa (Núcleo de Arte Educação do Centro Educacional Santo Antônio), na Bahia. 

Maria da Gama Santos, 38 anos, moradora de Camaçari (BA), é uma das beneficiadas pelo projeto. “Estou muito feliz fazendo as máscaras e, mais para frente, quero voltar a dar aulas de costura. Não podemos abaixar a cabeça para as dificuldades”, diz a profissional. 

A Aldeias Infantis organiza a compra dos materiais, distribui o tecido cortado e os itens para a produção. A proposta é que cada costureira produza 1.000 máscaras.  

“O projeto Costura Solidária é uma das formas de auxiliar estas mulheres, que tiveram seu trabalho tão afetado pela pandemia. Impulsionar a sua renda tem um impacto direto no bem-estar de suas famílias, e consequentemente, no desenvolvimento de suas comunidades”, ressalta Joanna Calazans, Gerente de Relações Institucionais da Aldeias Infantis. 

Para reforçar o cuidado e a proteção de todos, as máscaras são acompanhadas por um material informativo com dicas de prevenção contra o coronavírus.