dezembro 26 2019
Ação com a Ecoloy capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Lauro de Freitas
Iniciativa busca estimular o fortalecimento econômico e o empoderamento, além de contribuir para evitar o impacto ambiental de resíduos têxteis
Com o objetivo de estimular mulheres a criarem suas próprias oportunidades e terem mais autonomia financeira, a Aldeias Infantis – organização humanitária global – desenvolveu em parceria com a Ecoloy, startup da indústria têxtil, o “Projeto Cuidar – Casa de Oportunidades”. Por meio de ferramentas de confecções, o programa oferece treinamentos em máquinas de costura do tipo industrial.
“Queremos desenvolver habilidades nas mulheres da comunidade, oferecendo um ofício e uma opção de geração de renda para as famílias, abrindo também portas para uma maior autonomia financeira”, explica Michele de Jesus, Assistente de Desenvolvimento Familiar da Aldeias Infantis. A iniciativa também tem como propósito fazer com que essas participantes sejam multiplicadoras e ensinem a outras mulheres técnicas de corte e costura, estimulando-as a criarem suas próprias oportunidades.
O projeto trabalha com resíduos têxteis, transformando-os em novos produtos. Ideal alinhado com os valores da Ecoloy, uma startup spin-off que surgiu para solucionar o desperdício exacerbado de matéria-prima e reduzir o impacto ambiental que esse tipo de indústria causa no planeta.
“A indústria de confecções é a segunda maior poluente do mundo. O que eu quero é aproveitar a oportunidade de poder transformar essa realidade. Eu acredito muito nesse iniciativa que estamos trabalhando e até me sinto privilegiado em poder realizar na sociedade um sonho meu, ainda mais pensando que posso gerar esse impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na vida dessas mulheres”, comenta Loyola Neto, CEO da Ecoloy.
As oficinas acontecem na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, e hoje conta com a participação de cinco mulheres. Os idealizadores do projeto esperam capacitar 35 mulheres até o fim das atividades, que iniciaram em outubro deste ano.
Quero Apoiar!