outubro 18 2021

Projeto Cuidar

Iniciativa promove empreendedorismo e formação, com acompanhamento individualizado, em Lauro de Freitas (BA) 

 

Um dos principais pilares de atuação da nossa organização é o Fortalecimento Familiar, um serviço desenvolvido em diversas localidades onde trabalhamos, com o objetivo evitar a desintegração de famílias em situação de vulnerabilidade social e garantir que nenhuma criança cresça sozinha.  

Em Lauro de Freitas (BA), desde 2017, realizamos o Projeto Cuidar. O propósito da iniciativa é prevenir a perda do cuidado parental de crianças e adolescentes, fortalecendo os laços familiares e assegurando assim, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 

A realização do projeto tem como base a Metodologia do Enfoque Integral, ou seja, as intervenções propostas estão pautadas em aspectos objetivos e subjetivos, sempre relacionados ao direito à convivência familiar e comunitária, que respondam às necessidades das pessoas de forma integral, não focando apenas em situações emergenciais e de risco social.  

Para isso, trabalhamos em 5 eixos, que envolvem: escuta qualificada de cada membro da família; estudo da comunidade e serviços assistenciais disponíveis no local; rodas de conversa, orientações, jogos; formações e leituras, e por fim, o empreendedorismo social. 

Iniciativa de impacto 

O Projeto Cuidar conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da Aldeias Infantis SOS e atualmente beneficia cerca de 100 pessoas com suas ações. Diante da pandemia, as atividades foram adaptadas para o modo virtual e as visitas da equipe técnica para a entrega de doações de produtos essenciais, como cestas básicas e itens de higiene continuaram, com os devidos cuidados e o uso de EPI´s. 

“Em um momento tão crítico como a pandemia, mais do que nunca, era essencial apoiar as famílias em suas necessidades”, afirma Michele de Jesus, Coordenadora do Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário e responsável pelo projeto na organização. 

Durante esses três anos de atuação, nos orgulhamos das muitas trajetórias de superação das famílias apoiadas pela iniciativa. Uma delas é a da Sra. Valdira Santos Souza, professora da turma de alfabetização do Projeto Cuidar e participante do Ateliê das Mainhas. Quando chegou em Lauro de Freitas, em 2020, Valdira e sua família se encontravam em uma situação de grande vulnerabilidade. Quando soube da Aldeias Infantis SOS por um conhecido da comunidade, ela não pensou duas vezes em ir até a organização e foi assim que ela e seus filhos começaram a participar do Projeto Cuidar.  

“Uma das coisas que observamos são as habilidades de cada pessoa. Com sua formação pedagógica, convidamos a Valdira para ministrar o curso de alfabetização para as outras participantes do projeto e com isso ela recebe o “Dindin” (moeda social interna criada pela equipe da Aldeias Infantis SOS), que possibilita que ela troque a moeda pelos produtos das nossas lojas sociais, como roupas, alimentos e itens de higiene.”, explica Michele. 

Para Valdira, o projeto significa cuidado. “O Cuidar impactou muito a minha vida. Mudou minha direção para conduzir minha família para o caminho certo. Agradeço demais por tudo que conquistamos e tenho muito orgulho de fazer parte da iniciativa!”, celebra a professora. 

Na prática, destacamos algumas iniciativas dentro do projeto que têm apoiado a geração de renda e a formação de jovens para a inserção no mercado de trabalho:  

Ateliê das Mainhas 

Com oficinas de corte e costura, artesanato, empreendedorismo e comércio solidário, mães em situação de vulnerabilidade têm a oportunidade de se reinventar por meio do Ateliê das Mainhas. O projeto conquistou o Prêmio ao Valor Social da Fundación Cepsa que busca ações que promovem o bem-estar na América Latina e Europa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Além da proposta de geração de renda por meio do artesanato e do empreendedorismo, as famílias são acompanhadas por uma técnica de referência para desenvolverem o empoderamento feminino e o cuidado infantil. Saiba mais. 

Se Conectando ao Futuro 

Com foco na formação, capacitação e inclusão digital, o projeto Se Conectando ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Fundação Telefônica – Vivo, proporciona novos métodos de aprendizagem e disseminação de conhecimentos para dezenas de adolescentes entre 13 a 17 anos das diversas comunidades de Lauro de Freitas, incentivando sua inserção no mercado de trabalho. 

Parabenizamos toda a equipe de Lauro de Freitas pelo empenho e dedicação ao projeto! 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!