Cultura contra a exclusão

Iniciativa faz da cultura instrumento para mudar vidas de crianças e jovens.

Graças à empresa Deca, o projeto Fortalecer Territórios, Cultura e Saberes chegou até João Pessoa em 2018. Como o objetivo de fazer do teatro e atividades culturais o motor de transformação na vida de crianças e adolescentes, a iniciativa começou em São Bernardo do Campo (SP), em 2015 e, hoje, já está presente em quatro localidades pelo Brasil.  

"O apoio da Deca foi imprescindível para que o projeto acontecesse em João Pessoa. Na visita que representantes fizeram pudemos mostrar como seu investimento social está trazendo frutos positivos para três comunidades da cidade", afirma a responsável por Relações Institucionais da SOS no Nordeste, Joanna Calazans.   

A partir de oficinas de teatro, dramaturgia, cenografia/indumentária, música e dança, patrocinadas por empresas via Lei Rouanet, os participantes realizam peças, saraus e mutas atrações culturais, nas quais resgatam os instrumentos para serem protagonistas de seu próprio futuro.

O público são as crianças e adolescentes que vivem situações de risco e vulnerabilidade social, atendidos diretamente pela organização em João Pessoa. A iniciativa na capital paraibana beneficia atualmente 100 crianças e adolescentes nas comunidades de Cidade Verde, São José e Mangabeira.

Colaboradoras da Deca em visita ao projeto

Colaboradoras da Deca em visita ao projeto, em agosto