fevereiro 3 2020
Parceria com a DHL prepara jovens para o mercado de trabalho
Projeto Dhedicar já capacitou mais de 220 jovens de São Paulo
O ingresso ao mercado de trabalho formal é um dos principais meios para a transformação na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Com objetivo de identificar e capacitar este público, a DHL, líder global no segmento de logística, é parceira da Aldeias Infantis SOS Brasil desde 2011 no projeto Dhedicar, que oferece aulas de reforço escolar e de iniciação profissional para estudantes de 15 a 19 anos da cidade de São Paulo.
No último ciclo do Dhedicar, realizado entre agosto e novembro de 2019, foram capacitados 26 jovens em assuntos corporativos, incluindo conceitos básicos de informática, finanças pessoais, dicas para a redação de currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, noções de etiqueta empresarial, além de aulas de reforço em português, inglês e matemática, e debates de assuntos do cotidiano.
“O programa é organizado com muito carinho por todos nós, porque sabemos do poder que ele tem de mudar a vida, não apenas dos próprios alunos, mas também de suas famílias”, afirma José Monteiro, diretor Recursos Humanos da DGF, uma das divisões da DHL.
A iniciativa é desenvolvida desde 2011 em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo, com aulas ministradas de forma voluntária pelos colaboradores da DHL. Em 2019, a ação, que também é desenvolvida em outros 25 países, superou a marca de 220 alunos brasileiros assistidos e mais de 300 voluntários envolvidos.
“Uma parceria tão duradoura e abrangente só é possível dado o alinhamento de propósito e valores de organizações de abrangência global e compromisso com o desenvolvimento local das regiões onde atuam”, afirma Gabriel Moura, coordenador nacional de Juventudes da Aldeias Infantis SOS Brasil.
Além da capacitação, o projeto Dhedicar abre oportunidades de emprego dentro da DHL para os participantes. Desde o início da parceria com a Aldeias Infantis, dezenas de jovens foram recrutados pela empresa através do programa Jovem Aprendiz e outras iniciativas de estágio. A companhia também criou um banco de talentos para que outras empresas possam contratar os participantes do projeto.