dezembro 5 2019

Um novo destino para Felipe

Afastado há um ano da escola, jovem de Paulista (PE) busca um futuro melhor através do projeto Fortalecer

Felipe* é um dos milhares de adolescentes que vivem em zonas de vulnerabilidade social de Paulista, município com mais de 300 mil habitantes na região metropolitana de Recife. Aos 14 anos, o jovem não dispõe de muitas opções de lazer ou cultura na comunidade de Nossa Prata, uma das mais carentes de atenção do poder público local, o que incide diretamente no seu desempenho escolar e nas suas relações com a comunidade.

A falta de acompanhamento de órgãos sociais também fez com que Felipe ficasse mais de um ano sem frequentar a escola, uma problemática bastante recorrente em áreas de risco social.

O seu futuro, assim como de outras tantas crianças e adolescentes sem assistência, não parecia muito promissor, até que ele foi inserido no projeto Fortalecer, realizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil com o apoio InBetta, há pouco mais de dois meses.

Através de oficinas de teatro, música, dança e literatura, a ação busca o resgate de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e oferece oportunidades para o seu desenvolvimento em um ambiente acolhedor e seguro. Além das ações culturais, o projeto Fortalecer também presta assistência para famílias ao promover orientações e acompanhamento para pais e responsáveis.

​O programa abriu novas opções para o futuro de Felipe, que agora se esforça para passar nos exames finais do ano escolar. Apesar do breve tempo de participação no projeto Fortalecer, os resultados já são visíveis para as pessoas que convivem com o jovem, que agora o descrevem como alguém participativo, solidário e cheio de sonhos.

O projeto Fortalecer é uma das ações da Aldeias Infantis SOS Brasil para evitar o afastamento de crianças e adolescentes dos seus lares de origem. Desde a sua implementação, há mais de um ano, a iniciativa já atendeu 65 famílias e dezenas de jovens em situação de vulnerabilidade em Paulista.

*Nome fictício e foto meramente ilustrativa para preservar a identidade do jovem e sua família.

Quero apoiar!