outubro 25 2021

Projeto Marcenaria SOS

Com oficinas de reutilização de pallets, projeto incentiva a autonomia de famílias  

 

Desenvolvido em Porto Alegre (RS), o projeto Marcenaria SOS promove oficinas em um espaço equipado para a transformação e para a reutilização de madeiras de pallets.  

Com foco em proporcionar capacitação, geração de renda e fortalecimento de famílias em situação de vulnerabilidade, o projeto atua prioritariamente com mulheres imigrantes e refugiadas da Venezuela acolhidas pela nossa organização e, também, familiares de crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Lares da Aldeias Infantis SOS, participantes do projeto Recanto de Fortalecimento e famílias de Sarandi e de comunidades no entorno. 

O curso promove atividades para duas turmas, com oito participantes cada, e segue todos os protocolos de proteção contra a COVID-19. Com o apoio de parceiros estratégicos, como a Coca-Cola Femsa Brasil, SENAI, FIERGS, SEBRAE e CEVA Logística, projeto incentiva a transformação socioeconômica dos participantes, além de priorizar a reutilização e a reciclagem dos pallets descartados por empresas e a conscientização ambiental na comunidade. 

“A iniciativa tem uma grande importância para a autonomia das famílias e a prevenção da perda do cuidado parental devido aos fatores de vulnerabilidade social. Para o futuro, desejamos oferecer formações cada vez mais aprofundadas”, ressalta Wagner Ramos, coordenador do projeto.

Além da Marcenaria SOS, a organização também é parceira da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) em um trabalho conjunto para a inserção das famílias refugiadas no mercado de trabalho. Por meio de um grupo no WhatsApp, elas recebem as vagas de emprego e enviam seus currículos para divulgação. 

Além desta parceria regional, a Aldeias Infantis SOS é parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) desde 2018 e, por meio deste trabalho humanitário, nossa organização já apoiou mais de 2 mil pessoas, impactando diretamente em sua autonomia e desenvolvimento no Brasil.  

Em 2019, também firmamos uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a criação dos centros Súper Panas, nos estados do Pará e Amazonas. O programa, que em espanhol quer dizer “super amigos”, é voltado à educação, proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes. A ação atua também na prevenção de violências, abuso e exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Parabenizamos a equipe de Porto Alegre pelo trabalho e dedicação nestas ações de empregabilidade e de fortalecimento das famílias! 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!