agosto 19 2021

Memórias e Afetos 

Novo projeto da Aldeias Infantis SOS tem foco no registro e criação de momentos afetivos para crianças acolhidas  

 

 

A Aldeias Infantis SOS atua em Campinas desde 2009, acolhendo e protegendo crianças, adolescentes e jovens que perderam o cuidado parental. Nossa organização na cidade possui um modelo de casas-lares integradas à comunidade, o que contribui no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes e de fortalecimento dos vínculos comunitários.  

Este ano, nosso novo projeto, Memórias e Afetos, realizado com o apoio da Fundação FEAC, desenvolverá uma estratégia articulada de registro de memórias afetivas dos acolhidos, utilizando áudio e vídeo. A equipe da Aldeias Infantis SOS também realizará atividades diversas para que estas crianças e adolescentes tenham experiências marcantes, de muito afeto, potencializando a construção de um futuro feliz. 

“Do número total de crianças e adolescentes acolhidos no município, anualmente há uma parcela cada vez maior de adolescentes, o que nos coloca diante da necessidade da construção de estratégias eficazes para apoiá-los no processamento de suas experiências passadas, muitas de violação de direitos, considerando os desafios para a preparação para a vida adulta e para a emancipação do acolhimento.”, afirma Regiane Moraes, coordenadora de serviços da organização em Campinas. 

A iniciativa terá a duração de dois anos e será executada pela atual equipe multidisciplinar do nosso serviço de acolhimento na cidade: técnicos, educadores e cuidadores. Algumas das atividades desenvolvidas com foco na criação de memórias afetivas são: passeios anuais de caráter lúdico e cultural, festas e enxoval de emancipação, enfatizando aos jovens que a saída do acolhimento não rompe os laços afetivos e não significa a ausência de apoio e suporte futuros.  

"O projeto Memórias e Afetos, se enquadra como uma ferramenta de promoção humana e bem-estar social, na medida em que, oferecerá ferramentas para auxiliar crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental a superarem o seu passado de violações de direito por meio do contato com registros de memórias presentes e dos afetos constituídos, com sua materialização em áudio e vídeo, bem como a criação de oportunidade de momentos felizes e marcantes, com especial atenção ao momento de emancipação dos jovens, simbolizado pela festa de emancipação e pela recepção de seu enxoval, como demonstração de um processo sensível, gentil e carinhoso, do qual poderão se recordar como um “até breve” humanizado e que prenuncia a possibilidade de um futuro feliz no qual todos acreditamos ser possível.”, ressalta Kleber Pereira, coordenador de desenvolvimento programático da Aldeias Infantis SOS.  

A equipe do projeto também receberá treinamentos em fotografia, produção de vídeos e edição para registrar os momentos felizes dos acolhidos. Cada beneficiado pela iniciativa irá receber um fotolivro e fotografias avulsas para que possam guardá-las e/ou utilizá-las na decoração do seu espaço pessoal.  

Alinhado com o nosso compromisso por uma infância feliz, o projeto é mais uma forma de promover o cuidado e a estabilidade emocional e física para as crianças, em um ambiente familiar e comunitário.  

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!