outubro 28 2021

Projeto de incentivo à produção artística para jovens terá sarau e publicação de revista

ParticipArte é realizado on-line com jovens de todo o Brasil

 

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos — e mais da metade deles está desempregada. Esse dado alarmante é de um levantamento feito pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Social), que concluiu que a quantidade de pessoas nessa faixa etária que não estudam nem trabalham — os chamados “nem-nem” — continua em franca expansão no país, principalmente com os impactos da pandemia.

Com o objetivo de contribuir para a mudança deste cenário, a Aldeias Infantis SOS realiza o projeto ParticipArte, uma iniciativa de promoção, incentivo ao consumo e à produção de arte, com foco na autonomia e no protagonismo da juventude.

“A arte sempre foi ferramenta para dar voz àqueles que não eram ouvidos. Este projeto busca visibilizar os talentos dos jovens e possibilitar que eles não só produzam suas artes, mas também façam parte da construção de um mundo melhor”, ressalta Carlos Augusto dos Santos, Coordenador Nacional do YouthCan! e responsável pelo projeto.

São mais de 20 jovens de diversas localidades do Brasil, entre 16 e 24 anos, que participam ou que já participaram dos programas da Aldeias Infantis SOS. Na primeira etapa da iniciativa, desenvolvida em formato remoto, a formação promove debates sobre o que é a arte, a importância da arte na sociedade durante a história, o papel da arte nos dias de hoje, política e arte, produção de eventos, arte e negócios, entre outras temáticas relevantes.

Durante este processo, a equipe de coordenação também busca identificar os jovens com perfil de liderança, para que eles se tornem multiplicadores de conhecimentos em suas comunidades, abordando assuntos importantes como participação social e política, pensamento crítico e análise de vivências e entornos.

A iniciativa conta com uma equipe composta por um coordenador e um educador artístico e a participação voluntária de uma cientista social. Como resultado do projeto, será apresentado um sarau on-line com os jovens, cada um demonstrando suas habilidades artísticas.

Além desta apresentação, será publicada em uma revista/zine as produções artísticas desses jovens, como forma de divulgação das artes e também como registro físico do projeto. Para as produções musicais, será utilizado um QR Code para facilitar o acesso à produção artística, seja ela um vídeo ou um áudio.

Acompanhe o nosso site e redes sociais para mais novidades do ParticipArte!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!