janeiro 30 2020
Parceria com a thyssenkupp Elevadores já capacitou 48 jovens em Lorena
Projeto SEED combate o desemprego juvenil através de treinamento profissional, orientação e suporte
Foto: Divulgação
Com foco no desenvolvimento de jovens através da capacitação para o mercado de trabalho, a thyssenkrupp Elevadores é parceira da Aldeias Infantis SOS Brasil no projeto SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver), realizado desde 2018 no município de Lorena, em São Paulo. Em dois anos, 48 participantes do programa YouthCan! já foram capacitados.
O YouthCan! é uma iniciativa global da Aldeias Infantis que apoia jovens desfavorecidos auxiliando-os a gerenciar com êxito a transição para a idade adulta independente. O programa oferece uma série de atividades, incluindo experiência prática em um ambiente de trabalho real, acesso a modelos, mentores e redes, treinamento de empreendedorismo, compartilhamento de habilidades e oportunidades de carreira.
A segunda turma do projeto formou 18 jovens, entre 17 e 22 anos de idade, em novembro de 2019, após sete meses de atividades práticas e teóricas. O curso foi dividido em quatro módulos, totalizando 46 aulas e 138 horas de capacitação, e abordou treinamento de habilidades, orientação para a carreira e suporte para empreendimentos. Ao fim das aulas, os participantes elaboraram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Essa parceria é um sucesso desde o início e todos os envolvidos têm obtido bons resultados. Por conta do apoio mútuo e das decisões coletivas, podemos levar novos conhecimentos aos jovens atendidos e dessa forma estamos conseguindo promover mudanças e melhorias nas realidades dos participantes do projeto”, afirma Carlos Augusto dos Santos Aurélio, coordenador da Aldeias Infantis SOS Brasil em Lorena.
O curso foi ministrado por 18 colaboradores voluntários da thyssenkupp Elevadores, com aulas de português, matemática, administração, informática, sustentabilidade e noções básicas de elétrica, mecânica e elevadores. Além disso, foram abordados temas relacionados à área de Recursos Humanos, como plano de vida, mapeamento das habilidades e orientação vocacional.
Atividades externas também fizeram parte da programação, como as visitas ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), às instalações da filial da thyssenkrupp Elevadores em São José dos Campos, e ao ITS – Rede de Serviços Técnicos Internacionais da thyssenkrupp, localizado em São Paulo.
O projeto SEED integra a estratégia global da thyssenkrupp em combater o desemprego entre os jovens, e também é replicado com o apoio da Aldeias Infantis SOS Internacional na Colômbia, Índia, Tailândia e Uruguai.
“Nesses dois anos de atuação no projeto tivemos a oportunidade de aumentar nossa experiência com os jovens, promover com eles discussões enriquecedoras e visualizar a grande interação entre eles. Tanto a turma como os voluntários ganharam com os conhecimentos adquiridos durante o curso, uma experiência que vamos levar para a vida”, afirma Adriano Frank Batista, gerente da filial São Paulo/Litoral da thyssenkrupp Elevadores e voluntário no projeto.
Quero apoiar!