março 19 2025

Projetos Incentivados: veja como apoiar a Aldeias Infantis SOS com seu Imposto de Renda

Por meio da Lei de Incentivo ao Fundo para a Infância e Adolescência, é possível ajudar crianças em situação de risco sem custos adicionais para o contribuinte. 

 

Começa nesta segunda-feira, 17 de março, o prazo para a Declaração de Imposto de Renda em todo o Brasil. Mas, o que poucas pessoas sabem é que é possível contribuir com projetos sociais por meio de sua declaração. Com a Lei de Incentivo ao Fundo para a Infância e Adolescência (Lei Federal nº 8069/90), cidadãos podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda devido para apoiar projetos da Aldeias Infantis SOS. E o melhor: esse gesto não tem custo adicional para o contribuinte. 

Entenda como funciona a doação no Imposto de Renda 

A Lei de Incentivo ao Fundo para a Infância e Adolescência permite que pessoas físicas e jurídicas direcionem parte do Imposto de Renda devido para financiar projetos voltados à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Isso inclui iniciativas da Aldeias Infantis SOS, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. 

Para fazer a doação, basta o contribuinte preencher a declaração de Imposto de Renda no modo completo e seguir alguns passos simples. O processo não altera o valor a ser pago de imposto e não gera custos extras para o doador. 

Passo a passo para realizar a doação: 

Preencha sua declaração no modo completo: 

Acesse a seção “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração”. 

Clique em "Novo" e insira os seguintes dados, de acordo com o projeto que você quer apoiar: 

  • Tipo de Fundo: Municipal 

  • UF: Paraíba 

  • Projeto Família Assistida/ João Pessoa- CNPJ: 09.467.841/0001-88

ou
  • UF: Rio Grande do Norte

  • Projeto Som do Sertão/ Caicó - CNPJ: 21.417.123/0001-00

  • O programa irá calcular o valor disponível para doação. Digite o valor e clique em “OK”.

Emita o DARF: 

Após inserir os dados, clique em “Imprimir” e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. 

O pagamento do DARF deve ser feito até o prazo limite de maio de 2025

Envie os documentos: 

Após o pagamento, envie a cópia do DARF e o comprovante para o e-mail doe.impostoderenda@aldeiasinfantis.org.br, com o título "Apoio Projeto Aldeias Infantis SOS" e o nome do projeto que você deseja apoiar. 

Você receberá uma carta de agradecimento e um modelo de “Carta de Direcionamento” para preenchimento e envio de volta. 

É importante ressaltar que os documentos precisam ser enviados dentro de cinco dias após o pagamento do DARF para garantir que a doação seja destinada corretamente à Aldeias Infantis SOS

Contribua ainda mais ao longo do ano 

O contribuinte pode realizar uma contribuição adicional ao longo do ano, de até 6% do Imposto de Renda devido. Para isso, basta realizar um depósito em conta bancária (nos consultar) da Aldeias Infantis SOS e enviar o comprovante para o mesmo e-mail informado anteriormente. 

As doações são destinadas diretamente para projetos que proporcionam apoio psicossocial, atividades e outros serviços essenciais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, os projetos ajudam a garantir a continuidade da convivência familiar e promovem a inclusão social, reduzindo os índices de violência e exclusão. 

Ao realizar essa doação, você não apenas cumpre com uma obrigação fiscal, mas também investe no futuro de milhares de crianças e adolescentes, dando a eles a oportunidade de crescer em um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento. 

Para mais informações sobre como realizar a doação e conhecer nossos projetos incentivados, acesse: https://www.aldeiasinfantis.org.br/projetos/incentivados 

 

QUERO APOIAR