agosto 14 2020

Recanto de Fortalecimento

Novo projeto da Aldeias Infantis acolhe famílias em situação de vulnerabilidade

 

Família Cesimbra (Ana Júlia, Dalila e Davi e os pais, Leonardo e Gláucia)

 

O Recanto de Fortalecimento é uma iniciativa única em Porto Alegre. Muito mais do que um abrigo, é um lar para famílias em cenários de vulnerabilidade na cidade. 

Neste novo projeto da Aldeias Infantis, são acolhidas pessoas em situação de rua ou que vivem em moradias precárias, muitas delas desabrigadas por violência e/ou por serem imigrantes.

O objetivo principal do Recanto é proporcionar acolhimento e um espaço de cuidado, para que as famílias possam se desenvolver, construir sua autonomia e fortalecer as relações com os seus filhos, prevenindo assim, a perda do cuidado parental.

A iniciativa foi criada, justamente, porque nenhum outro projeto na cidade possibilita que casais fiquem juntos no espaço de acolhimento, dificultando a construção das relações familiares.

"Temos certeza que, para além de outras iniciativas importantes, o projeto Recanto de Fortalecimento impacta diretamente na população mais vulnerável da cidade, justamente num momento de crise mundial sem precedentes e por isso estamos muito orgulhosos desta ação", destaca Enéas Machado, Gestor Territorial das Aldeias Infantis SOS Brasil no Rio Grande do Sul.

O projeto foi desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS Brasil em Porto Alegre, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), órgão gestor da Política de Assistência Social do município gaúcho. O único critério obrigatório para que sejam encaminhadas ao Recanto de Fortalecimento da Aldeias Infantis é que haja crianças, adolescentes ou jovens dentro da composição familiar.

 

 
Débora Azevedo, com o filho Pedro e seu irmãozinho Victor, no carrinho. Primeira família acolhida no Recanto.

 

O Projeto

O Recanto começou as suas atividades em abril de 2020. O local tem uma estrutura que comporta até 4 famílias (máx. 20 pessoas). Elas ingressam no projeto por meio da solicitação da FASC e são recebidas pelo psicólogo e pela assistente social da Aldeias Infantis, que explicam a dinâmica e as regras da casa.

Cada família é alojada em um espaço próprio, mas compartilham a cozinha e as áreas comuns, onde podem socializar e conhecer outras pessoas. “Cada família é singular e incentivamos que elas construam relações de cuidado, troquem experiências, dividam tarefas e tenham seus momentos de diálogo e de expressão”, conta Maurício, psicólogo da organização.

O projeto conta com uma equipe completa da Aldeias Infantis: três educadores sociais, um psicólogo, uma assistente social e uma coordenadora. São eles os responsáveis por estruturar os planos educativos e atividades para as crianças e para os adultos, além de potencializar o diálogo como forma de cuidado e tudo mais que envolve o bem estar e o desenvolvimento destas famílias, de acordo com suas competências.

No Recanto também são realizadas assembleias semanais para definir novas ações educativas para o grupo, assim como, estabelecer junto com as famílias, as normas de convivência e firmar acordos sobre a manutenção e a organização da casa. A proposta é que elas se apropriem do espaço e haja uma participação ativa em todos os processos. Estes encontros são organizados e intermediados pela assistente social e pelo psicólogo, citados acima.

O projeto recebe famílias com as mais diversas configurações, atualmente, duas famílias vivem no Recanto, são 3 adultos e 5 crianças. Porém, a iniciativa já acolheu outras duas famílias, tendo sua capacidade total alcançada.

As famílias podem ficar o tempo que for preciso, até que tenham encontrado uma moradia e estejam preparadas para viver fora do projeto. Após conquistarem sua autonomia, a organização segue um plano de acompanhamento de até dois anos para cada uma delas.

 

Colabore com o Recanto de Fortalecimento

O projeto é um lar para muitas crianças pequenas e suas famílias, por isso é necessária a contribuição da sociedade porto-alegrense, especialmente com fraldas, roupas de cama, móveis e utensílios domésticos. Os contatos podem ser realizados por meio do endereço eletrônico: maria.nascimento@aldeiasinfantis.org.br.