dezembro 19 2022

Filme “Resistência” vence a categoria Melhor Documentário do São Paulo Film Festival

Documentário produzido pelo ACNUR conta com a participação de refugiados acolhidos pela Aldeias Infantis SOS 

 

 

O documentário, “Resistência – A Jornada dos Refugiados no Carnaval do Rio”, acompanha 5 refugiados da Angola, Marrocos, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela em um dos eventos culturais mais importantes do Brasil: o Desfile das Escolas de Samba no Sambódromo da Sapucaí, localizado no Rio de Janeiro.  

Produzido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pela Rec Design, o filme foi o grande vencedor da categoria Melhor Documentário do São Paulo Film Festival deste ano.  

20 refugiados foram convidados pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Acadêmicos do Salgueiro para participar do desfile e, o filme dirigido por Beca Furtado, acompanhou 5 deles durante essa jornada emocionante de integração com a cultura brasileira.  

 

 

O lançamento oficial do documentário foi realizado no dia 29 de junho de 2022, em Brasília (DF), e a produção conta com a participação de refugiados acolhidos pelo programa Brasil Sem Fronteiras da Aldeias Infantis SOS.  

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o ACNUR, desde 2018, e tem foco na interiorização e inserção de refugiados em diversas regiões do país, apoiando-os em seu desenvolvimento familiar e individual a partir de projetos que envolvem educação, saúde, cultura, empregabilidade e geração de renda. 

O São Paulo Film Festival é um festival de cinema independente, que premia e apoia filmes autônomos de todo o mundo. Confira os vencedores das demais categorias em: https://www.saopaulofilmfestival.com.br/winners-vencedores-2022/  

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR