novembro 22 2019

ONU adota resolução sobre crianças sem cuidados parentais

Em Assembleia Geral, Estados firmam compromissos com crianças afastada dos lares de origem

Em 18 de novembro de 2019, o Terceiro Comitê da Assembleia Geral da ONU finalizou as negociações e adotou sua resolução anual sobre os Direitos da Criança (A / RES / 74/21). Este ano, a resolução se concentra em crianças afastadas do cuidado parental - uma das populações mais vulneráveis ​​do mundo.

Na resolução, os Estados membros da ONU expressam preocupação com a vulnerabilidade particular de milhões de crianças em todo o mundo devido à falta de apoio adequado às famílias em risco e a uma variedade de opções de cuidados de qualidade para crianças que perderam o cuidado dos pais. A resolução também descreve uma série de ações e compromissos para melhorar a situação e cumprir os direitos desse grupo de crianças.

"Enxergamos a nova resolução da ONU sobre os direitos da criança como um marco histórico para a comunidade assistencial", disse Siddhartha Kaul, presidente da Aldeias Infantis SOS Internacional.

"Crianças sem cuidados parentais e em risco de perder os cuidados parentais têm sido frequentemente negligenciadas. A infância de muitas crianças é interrompida devido à falta de cuidados e proteção. A implementação da nova resolução da ONU é um imperativo para os governos cumprirem todos os direitos da criança”, disse Kaul.

Além do teor adotado na resolução, os Estados membros reafirmaram os principais documentos internacionais sobre direitos humanos e crianças, como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Diretrizes para os Cuidados Alternativos da Crianças.

O presidente Kaul acrescentou: “Com a adoção desta resolução, os governos criaram impulso para melhorar a situação de milhões de famílias e crianças em todo o mundo. A Aldeias Infantis SOS, como líder na comunidade internacional de direitos da criança e prestadora de cuidados com décadas de experiência, está pronta para apoiar governos e outras autoridades na tradução da resolução em etapas e ações concretas em seu país, para que cada criança cresça com cuidados de qualidade”.

  Quero Apoiar!