dezembro 15 2021

No Brasil, um caminho cheio de desafios que levou a vitórias

Da Venezuela, Ronny Rivas chegou ao país há três anos. Hoje celebra um emprego formal na área da hotelaria 

 

Na segunda maior cidade da Venezuela, Maracaibo, Ronny Salvador Rivas (46) começou sua trajetória profissional com apenas 14 anos. Sua primeira oportunidade foi como auxiliar de limpeza em uma padaria na cidade. 

Em meio a rotina de organização e limpeza, o jovem observava a produção de pães, bolos e tortas, e se encantava com a transformação de tantos ingredientes em delícias de encher os olhos. Fascinado pela panificação, manifestou seu desejo de aprender, que foi atendido com carinho pelo profissional responsável pelos quitutes na época, e assim começou sua jornada na gastronomia.  

Depois de anos de prática, ele se tornou padeiro nesse mesmo local que um dia o recebeu em sua juventude. E por lá permaneceu até 2019, ano que a crise política, econômica e social tomou conta do seu país e sem perspectivas de um futuro melhor, decidiu partir com a esposa e seis filhos para o Brasil

Depois de um ano e seis meses vivendo em Boa Vista (RR), a família se mudou para São Paulo. Acolhidos em uma das Casas Lares da Aldeias Infantis SOS em Rio Bonito (SP), eles receberam suporte da equipe para ter acesso aos serviços básicos de saúde e de educação, além do apoio para inserção laboral e cursos profissionalizantes. 

Apesar de ter participado de algumas entrevistas de trabalho, Ronny não conseguiu uma vaga no mercado de trabalho formal e decidiu voltar a se dedicar ao que mais lhe dá prazer: a panificação. Com o apoio da esposa e da filha, ele começou seu próprio negócio: um carrinho de comida no qual vendia salgados, pães e frutas, na região do Grajáu (SP). 

Há dois meses, o venezuelano comemora um novo marco em sua trajetória no Brasil: foi contratado pela rede B&B Hotels como Auxiliar de Alimentos e Bebidas para atuar em um dos hotéis em São Paulo. O profissional é responsável pela produção do jantar para os hóspedes. 

Apaixonado pela gastronomia, ele destaca seus pratos preferidos: estrogonofe, peixe recheado e frango assado. Um dos seus sonhos é abrir sua própria padaria. 

“Gosto muito de São Paulo, é uma cidade com muitas oportunidades de estudo para os meus filhos. A situação na Venezuela está cada vez mais complicada e por isso, desejo continuar vivendo aqui e um dia reunir toda a minha família no Brasil”, relata. 

Ronny tem uma filha e um filho, 27 e 29 anos, que ainda vivem em seu país de origem. Com mais estabilidade financeira, o profissional espera ajudá-los em sua vinda para cá. Enquanto isso, em meio a saudade, a família celebra cada conquista destes três anos e espera por muitas mais. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!