Sem medo de brincar

Com vizinhança sem ambientes de lazer e movimento de tráfico de drogas, iniciativa garante a infância de crianças.

post-InPost_Manaus.jpg

Está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que “toda criança tem direito a brincar, praticar esportes, e divertir-se” (artigo 16).  Um direito que deve ser respeitado tanto pelos pais como pela sociedade. Pensando também nisso, a Aldeias Infantis SOS Brasil criou na cidade de Manaus, Amazonas, o programa “Garantindo Direitos”. O objetivo é promover a efetivação dos direitos e proteção integral de 150 crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no centro oeste dessa região.

O programa atende crianças no contra turno escolar, na faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses, nos bairros da Paz, Redenção e Alvorada I, II e III, na zona Centro Oeste de Manaus. Algumas localidades atendidas são cortadas por Igarapés, em estado de poluição, o que representam risco à saúde da população. Também há uma extrema dificuldade de acesso a esses locais. “Boa parcela das casas próximas são de madeira e as condições de moradia são bastante precárias”, afirma a assistente social da SOS, Rosilene Gomes.

“Os bairros têm alto índice de consumo de substâncias ilícitas, principalmente nas suas vielas e becos, é considerado por muitos moradores, locais perigosos de se morar pelo movimento contínuo de tráfico de drogas que existe. Nessas localidades há muitas crianças que podem estar com seu direito de brincar privado. É por isso que estamos ali, para ajudar a criança a ser criança”, explica Gomes.
 

O que o programa oferece?
Em Manaus, o programa oferece atividades socioeducativas diárias, que garantem aprendizagem e momentos lúdicos. As crianças têm a oportunidade de desenvolverem seus potenciais, com atividades diversificadas numa rotina que oportuniza o conhecimento e as descobertas através das interações e brincadeiras tendo contato com o meio ambiente natural, compreendendo a importância de regar as plantas e cuidar do ambiente.

Entre as atividades desenvolvidas estão: aulas de instrumentos musicais de sucata e cantigas antigas como; Borboletinha, Se eu fosse um Jacaré, Canguru e Árvores Balançam. Também são desenvolvidas oficinas de pintura, meio ambiente, dança, contação de histórias, jogos de recreação e encontros de familiares regularmente. Há também atividades esportivas, como por exemplo, o futebol.

Histórias
Segundo a assistente social Rosilene “nosso trabalho é esse mesmo. Estamos embasados na perspectiva transformadora e sustentável. Visamos o protagonismo social para a reconstrução de uma vida digna” e é por isso que há muitas histórias de sucesso para contar.

Uma delas é a história de Elisandra, mãe de dois filhos e que deixa os pequenos no programa da Aldeias Infantis, de segunda a quinta-feira. “Eu vejo que é algo bom para a gente. A minha filha, por exemplo, se desenvolveu bastante. Ela agora sabe se virar sozinha de diversas formas e ela ama isso aqui. Isso aqui para ela é tudo”, afirma.

Também participante do “Garantindo Direitos”, o adolescente Ismael Martins de 12 anos relata que a Aldeias faz parte da sua infância, e que se sente seguro para brincar e se divertir neste espaço. “Gosto das pinturas artísticas também”, diz.
Já para Diogo, 12, o momento de brincar na SOS é único. “Gosto de vir para cá brincar porque onde moro não tem nada para fazer e no espaço deles eu posso me divertir sem medo”, conta.