junho 23 2022
Refugiados acolhidos pela Aldeias Infantis SOS tem semana especial
Semana contou eventos comemorativos ao Dia do Refugiado, além de lançamento de livro e documentário sobre a vida dos venezuelanos no Brasil
![]()
Os refugiados venezuelanos acolhidos pela Aldeias Infantis SOS tiveram uma semana especial. Como parte da agenda comemorativa do Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, a Organização promoveu e participou de uma diversificada agenda de atividades, que incluiu a entrega de uma biblioteca (leia mais), o lançamento de um livro e de um documentário sobre a vida das famílias que deixaram a Venezuela em decorrência da crise humanitária vivida naquele país.
Em uma noite de muita festividade, no dia 21 de junho, foi realizado uma apresentação cultural e folclórica produzida e encenada pelos refugiados acolhidos da Aldeias Infantis SOS em Itanhangá, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, José Egas, recebeu uma homenagem pela parceria com a Organização, que desde 2018 garantiu a assistência necessária no processo de interiorização dos venezuelanos, por meio do programa Brasil Sem Fronteiras.
![]()
O evento contou com a presença do gestor de Advocacy da Aldeias Infantis SOS, Sérgio Marques, que fez um balanço do programa, que completa quatro anos no próximo dia 3 de julho e permitiu acolher mais de 3.200 venezuelanos. Além dele, estiveram presentes a atriz Danni Suzuki, que sempre apoiou o trabalho humanitário desenvolvido pelo ACNUR e a Aldeias Infantis SOS, e a presidente da Escola de Samba Acadêmicos Salgueiro, Regina Celi, que convidou um grupo de refugiados a participar dos desfiles na Sapucaí, este ano. (leia mais)
![]()
A noite de celebrações marcou ainda a apresentação, em primeira mão, do documentário Resistência, produzido pelo ACNUR. No longa, os venezuelanos puderam assistir relatos da trajetória de migração para o Brasil. Essa história também está registrada no livro “O ACNUR antes e depois da Operação Acolhida: uma análise à luz da resposta humanitária brasileira”, lançado no dia 22, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com presença da Aldeias Infantis SOS.
![]()
Encerrando a semana de comemorações ao Dia Mundial do Refugiado, nesta sexta-feira (24), o ator Klebber Toledo visita a Aldeias Infantis SOS em São Paulo para concluir o trabalho de pintura da primeira biblioteca de São Paulo destinada aos refugiados. (leia mais)
![]()
VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!