junho 23 2022
Refugiados acolhidos pela Aldeias Infantis SOS tem semana especial
Semana contou eventos comemorativos ao Dia do Refugiado, além de lançamento de livro e documentário sobre a vida dos venezuelanos no Brasil
Os refugiados venezuelanos acolhidos pela Aldeias Infantis SOS tiveram uma semana especial. Como parte da agenda comemorativa do Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, a Organização promoveu e participou de uma diversificada agenda de atividades, que incluiu a entrega de uma biblioteca (leia mais), o lançamento de um livro e de um documentário sobre a vida das famílias que deixaram a Venezuela em decorrência da crise humanitária vivida naquele país.
Em uma noite de muita festividade, no dia 21 de junho, foi realizado uma apresentação cultural e folclórica produzida e encenada pelos refugiados acolhidos da Aldeias Infantis SOS em Itanhangá, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, José Egas, recebeu uma homenagem pela parceria com a Organização, que desde 2018 garantiu a assistência necessária no processo de interiorização dos venezuelanos, por meio do programa Brasil Sem Fronteiras.
O evento contou com a presença do gestor de Advocacy da Aldeias Infantis SOS, Sérgio Marques, que fez um balanço do programa, que completa quatro anos no próximo dia 3 de julho e permitiu acolher mais de 3.200 venezuelanos. Além dele, estiveram presentes a atriz Danni Suzuki, que sempre apoiou o trabalho humanitário desenvolvido pelo ACNUR e a Aldeias Infantis SOS, e a presidente da Escola de Samba Acadêmicos Salgueiro, Regina Celi, que convidou um grupo de refugiados a participar dos desfiles na Sapucaí, este ano. (leia mais)
A noite de celebrações marcou ainda a apresentação, em primeira mão, do documentário Resistência, produzido pelo ACNUR. No longa, os venezuelanos puderam assistir relatos da trajetória de migração para o Brasil. Essa história também está registrada no livro “O ACNUR antes e depois da Operação Acolhida: uma análise à luz da resposta humanitária brasileira”, lançado no dia 22, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com presença da Aldeias Infantis SOS.
Encerrando a semana de comemorações ao Dia Mundial do Refugiado, nesta sexta-feira (24), o ator Klebber Toledo visita a Aldeias Infantis SOS em São Paulo para concluir o trabalho de pintura da primeira biblioteca de São Paulo destinada aos refugiados. (leia mais)
VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!