junho 2 2021

Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes é tema de seminário promovido pela Aldeias Infantis SOS Brasil

No último dia 20 de maio, a unidade da Aldeais Infantis SOS Brasil na Bahia, em parceria com o Ministério Público, promoveu o Seminário Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes, evento online que discutiu questões chave da política de assistência social.

A gravação completa do encontro, que contou com diversos painéis ao longo do dia sobre temas como os serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, a implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar Comunitária e propostas de cuidados alternativos para crianças e adolescentes na eminência da perda do cuidado familiar, está disponível online, no canal do YouTube da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Durante o período da manhã, o seminário teve como foco o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC). Discutindo a importância do reordenamento dos serviços de acolhimento para os jovens e o Serviço de Acolhimento Familiar, contou com os painéis: “A importância da convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes”, conduzido por José Carlos Stuarza de Moraes, coordenador Programático da Região Sul da Aldeias Infantis SOS Brasil, e “Processo de Avaliação do PNCFC”, apresentado por Patrick Reason, Secretário Nacional do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária.

No período da tarde, o painel “Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, coordenado por Luiz Mendonça, Gestor do Território Nordeste da Aldeias Infantis SOS Brasil, foi dedicado a realização de quatro oficinas sobre a sistemática de implantação do Serviço de Acolhimento Familiar, tendo como foco a sensibilização, discussão da rede, construção do projeto de lei e projeto técnico. A dinâmica permitiu amplificar a interação entre os participantes. Os debates contaram com a participação de representante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, do Ministério Público Estadual da Bahia, da Defensoria Estadual da Bahia e da Secretaria Nacional de Assistência Social, além da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Nos links abaixo você pode conferir o seminário completo e as apresentações disponibilizadas pelos painelistas:

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!