dezembro 30 2021

Campanha #SOSFamíliasdaBahia

Além da destruição imediata, a emergência provocada pelas enchentes no sul da Bahia deve durar muitos meses

 

Você consegue imaginar sua casa cheia de água e sua família, de repente, ter que sair correndo, deixando tudo para trás? Suas fotos, documentos, objetos de valor sentimental, brinquedos e roupas dos seus filhos, tudo perdido no meio da água e da lama? Sua casa condenada e você sem poder voltar para onde sempre viveu? E, de repente, sua vida toda mudada, você e sua família tendo que viver em um abrigo improvisado em escolas e estádios?

Pois é isso que milhares de famílias do sul da Bahia estão vivendo neste momento. As fortes chuvas que atingiram a região no final de 2021 deixaram 136 cidades em situação de emergência, com 470 mil pessoas afetadas diretamente e mais de 35 mil desabrigados.

A vulnerabilidade social da maioria dos municípios atingidos tornou a a situação ainda mais complexa, deixando as famílias em situação de total desproteção e as crianças expostas a fome, doenças e situações de violência.

Para apoiar essas pessoas e assegurar o cuidado e proteção de suas famílias, precisamos continuar atuando mesmo depois que as águas baixarem e a grave situação deixar de ocupar as primeiras páginas dos jornais. Por isso, a Aldeias Infantis SOS, que já atua há mais de 30 anos na Bahia, ativou seu Programa de Emergência e está estabelecendo uma base de operação na cidade de Itabuna.

Nossa atuação nas cidades atingidas será:

- Criar Espaços Seguros dentro dos abrigos para que os pais tenham um local para deixar seus filhos em segurança quando precisam sair em busca de apoio. Neste local iremos oferecer atividades lúdicas e educativas, alimentação e atividades que possam reduzir os danos emocionais que as situações de catástrofes costumam causar nas crianças.

- Ter Espaços de Conectividade disponibilizando para as famílias acesso a computadores e internet, de modo que possam estabelecer conexão com sua rede de apoio familiar, obter segunda via de documentos perdidos e fazer seu cadastro nos benefícios e serviços previstos nas políticas públicas.

- Estabelecer o Núcleo de Apoio a Famílias em Situação de Emergência, um serviço que irá apoiar diretamente as famílias atingidas com suporte emocional, ajuda humanitária, segurança alimentar e acesso a itens de primeira necessidade. Este serviço conta com uma equipe preparada para fazer uma escuta ativa e diagnóstico das demandas e posterior plano de ação para retomada da normalidade.

Estamos buscando construir um fundo para alcançar ao menos 5.000 pessoas em 6 meses de atuação. Junte-se a nós nessa campanha. Doe e compartilhe com todos que podem ajudar e nos ajude a levar esperança para a vida de milhares de famílias e crianças.

DOAR AGORA!