12 mil famílias sírias estão desabrigadas após terremoto

Aldeias Infantis SOS no país prepara plano de recuperação para as famílias atingidas pelo desastre 
 

 

Na madrugada do dia 6 de fevereiro, múltiplos terremotos atingiram o sul da Turquia e o norte da Síria, sendo o mais severo de magnitude 7.8. Dez dias após a tragédia, já haviam sido registradas mais de 40 mil mortes em ambos os países. A Síria já vinha sofrendo com uma crise humanitária nos últimos 12 anos e a catástrofe agravou ainda mais a situação das crianças, adolescentes e famílias da região.   

A situação geral na Síria é crítica, com hospitais e abrigos sobrecarregados e a insegurança alimentar, violação dos direitos das crianças e adolescentes, problemas de higiene e aquecimento preocupam as autoridades das cidades atingidas. A necessidade de medicamentos, alimento, roupas, cobertores e combustíveis são alarmantes. Mais de 12 mil famílias, totalizando cerca de 52.800 pessoas, estão desabrigadas enquanto enfrentam o inverno do Oriente Médio.

 

 

Resposta à Emergência 
 

A Aldeias Infantis SOS na Síria já está agindo em resposta à tragédia para coletar recursos e prover as necessidades básicas para as famílias. A prioridade é atuar no cuidado imediato de crianças e adolescentes e zelar pela sua sobrevivência em um momento tão crítico. O programa de recuperação proposto pela Organização tem a duração de três a quatro anos e busca captar recursos para amparar milhares de pessoas impactadas pela tragédia.   

De imediato, a ação visa apoiar as crianças, adolescentes e famílias sobreviventes à tragédia, além de fornecer cuidados alternativos para aqueles que perderam seus responsáveis. A longo prazo, o programa prevê criar oportunidades para essas famílias se tornarem independentes, de modo a incentivar o desenvolvimento das comunidades. 

A Organização implementou no passado projetos humanitários em Alepo, na Síria, e com isso construiu fortes parcerias com associações locais para a implementação de ações emergenciais, como a distribuição de recursos financeiros, instalação de bombas de água, reabilitação de escolas e programas de cuidado infantil através dos Espaços Seguros. Além disso, uma equipe permanente da Aldeias Infantis SOS está em Alepo para continuar desenvolvendo o serviço de Fortalecimento Familiar, a fim de evitar a perda do cuidado parental. 

A atuação em resposta à emergência se baseia no Programa de Desenvolvimento Humanitário Nexus, que tem os seguintes objetivos específicos: 
 

1. As crianças recebem apoio para assegurar sua sobrevivência e necessidades imediatas de proteção; 

2. Os colaboradores promovem cuidados de qualidade às crianças, enquanto apoiam seu desenvolvimento pleno; 

3. A resiliência e as oportunidades de subsistência são trabalhadas por meio do desenvolvimento de competências para as famílias; 

4. As comunidades locais apoiam as necessidades de educação e proteção das crianças em situação de vulnerabilidade. 

 

 

Pessoas beneficiadas 
 

O Programa visa apoiar mais de 22 mil pessoas em Alepo e, especificamente, irá beneficiar: 
 

- Famílias em situação de vulnerabilidade, que tenham sido afetadas pelo terremoto e que estejam alojadas em abrigos temporários

- Crianças em situação de vulnerabilidade em risco médio-alto de separação familiar (por exemplo, crianças de famílias chefiadas por mães solo, famílias com membros que possuem algum tipo de deficiência, entre outras); 

- Organizações da sociedade civil e comunidades, incluindo líderes comunitários, profissionais da educação, estudantes, e outros atores locais com capacidades para garantir os direitos e a proteção das crianças. Além de representantes de ministérios e de outros estabelecimentos, como escolas e colégios. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR