fevereiro 8 2023

Terremoto de magnitude 7.8 atinge Síria e Turquia

As crianças e famílias apoiadas pela Aldeias Infantis SOS na Síria estão a salvo ​

 

 

Na madrugada do dia 6, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu o sul da Turquia e o Norte da Síria, causando cerca de 11 mil mortes e deixando milhares de feridos em ambos os países. Muitas pessoas continuam desaparecidas e as tropas de busca acreditam que estejam soterradas sob os destroços.  

A Aldeias Infantis SOS na Síria informou que todas as crianças e famílias sob seus cuidados, bem como os colaboradores que atuam em Damasco (capital da Síria) estão a salvo. A Organização não possui programas na Turquia. 

 

 

O Coordenador das Casas Lares (serviço de acolhimento), Ahmad Al-Nouri, comunicou que, durante o terremoto, a Organização contatou todas as famílias apoiadas e solicitou que se abrigassem no porão de suas casas e prédios e, como uma medida de precaução, todas as casas estão sendo inspecionadas para avaliar a situação geral. 

A cidade de Aleppo, na Síria, foi a mais próxima do epicentro do terremoto. A Aldeias Infantis SOS na Síria informou que todas as famílias do Programa de Fortalecimento Familiar estão protegidas. Por razões de segurança, apenas uma família precisou deixar sua casa e está vivendo temporariamente em uma mesquita, já que a residência acima da dela e todo o bairro sofreram danos severos. 

 

 

Atualmente, a Turquia abriga o maior número de refugiados no mundo. São cerca de 3,7 milhões de refugiados sírios registrados na área atingida pelo terremoto, o que indica que um dos grupos mais vulneráveis do país foi gravemente afetado pela tragédia

“Expressamos nossas sinceras condolências para as famílias das vítimas e os nossos votos para uma recuperação rápida e completa para os feridos. O crescente número de mortes neste terremoto significa que muitas crianças perderão um de seus pais ou um responsável nesta tragédia. A Aldeias Infantis SOS na Síria continua monitorando a situação para compreender a melhor forma de ajudar”, relata Samer Khaddam, Gestor Nacional da Organização. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR