janeiro 21 2021

A conquista de um lar no Brasil

Família Bolívar comemora a compra do seu primeiro apartamento no país 

 

Juan Andres e Yudcelia assinam o contrato do seu novo apartamento

Em 2018, Juan Andres e Yudcelia chegaram ao Brasil com os três filhos; Juan Carlos, Ester e Carla e a matriarca da família, Olaida Bartolozzi, em busca de asilo político.  

A família fugiu da Venezuela após Juan Andres ter sido sequestrado pela segunda vez e recebido inúmeras ameaças de morte por sua militância política e origem familiar (ele é neto do falecido Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Transporte na Venezuela). 

No Brasil, eles foram acolhidos pela Aldeias Infantis SOS Brasil, em João Pessoa (PB), no nosso programa de emergência, Brasil Sem Fronteiras, que tem foco no acolhimento e assistência de famílias venezuelanas que possuem crianças e adolescentes na composição familiar, desenvolvido em parceria com o ACNUR. 

“Desde o momento em que a família chegou à Aldeias Infantis, Yudcelia sempre se mostrou muito zelosa e cuidadosa com seus filhos em todos os aspectos (saúde, educação, lazer e direitos sociais). Uma mulher atenciosa, auxiliava também a sogra, Dona Olaida, em suas necessidades e incentivava a família a participar das atividades promovidas pela ONG: formações, aulas de português, projetos de empregabilidade”, relata Alzineide Lima, Coordenadora de Serviços da organização. 

Como em qualquer grande mudança, os desafios são inúmeros! As barreiras linguísticas, a adaptação cultural e a autonomia no país foram alguns deles. Mesmo com as adversidades, a resiliência sempre esteve presente entre os membros da família. Juan Andres é um exemplo.

Engenheiro, no Brasil a sua primeira oportunidade de trabalho foi como soldador em uma funilaria. “O mais importante era garantir o sustento da minha família e um futuro melhor para os meus filhos”, recorda ele. 

Em dezembro deste mesmo ano, a família recebe um aporte financeiro para alugar uma casa em João Pessoa. E, assim, depois de quatro meses no programa, eles se despedem da nossa equipe e vão viver em uma moradia estruturada, com direitos sociais garantidos, incluso para a filha Carla, que possui uma deficiência cerebral. 

Mas as conquistas não pararam por aí. Em 2020, uma nova vitória: Juan Andres consegue uma oportunidade de emprego como motorista, e com isso, a família dá início ao processo de compra do seu próprio apartamento. 

O sonho de ter um lar não demorou muito para ser realizado. Em novembro do ano passado, a família recebe as chaves da sua nova casa e, com muita emoção, Yudcelia comemora: “Quando chegamos ao Brasil, tínhamos a esperança de um recomeço. Passamos por muitas dificuldades, mas eu sempre confiei no nosso potencial e fiz de tudo para que pudéssemos vencer os desafios.” 

Histórias assim, mostram como uma rede de apoio pode ser transformadora. Parabenizamos a família por seu esforço e persistência, e desejamos muito sucesso pela frente. Nós, da Aldeias Infantis SOS Brasil, seguimos trabalhando com dedicação para que mais trajetórias como esta sejam comemoradas!