fevereiro 2 2023

Ação de verão promove fortalecimento de laços afetivos

Iniciativa da Aldeias Infantis SOS em Capão da Canoa (RS) desenvolve
atividades para famílias em situação de vulnerabilidade 

 

 

Com o objetivo de prevenir a perda do cuidado parental, desenvolvemos projetos de apoio e acompanhamento sistemático à famílias em situação de alta vulnerabilidade. Um deles é o Núcleo SOS de Apoio às Famílias, um centro de inteligência social para diagnóstico de necessidades e oferta de respostas específicas. 

Este serviço está presente em diversas localidades onde atuamos, uma delas é Capão da Canoa (RS). Desde janeiro, a equipe do Núcleo realiza uma ação de verão que está sendo muito positiva. 

Toda semana, os colaboradores escolhem um trecho das praias onde as famílias residem e passam uma tarde com elas, proporcionando atividades esportivas, lanches, e principalmente, um momento de lazer entre os responsáveis e seus filhos

 

 

“Esta atividade foi pensada pela compreensão de que a faixa do litoral do município é muito conhecida, mas utilizada somente pelos turistas e veranistas, e as famílias que apoiamos apenas a frequentam para trabalho. Pensando em proporcionar momentos lúdicos e divertidos neste espaço, elaboramos a atividade”, conta Cristiane Pires, coordenadora de projetos na unidade. 

Para realizar a ação, que acontecerá até março deste ano, a equipe conta com o apoio de parceiros locais que cederam o gazebo, as frutas para os lanches, e principalmente, com o apoio da Prefeitura Municipal (por meio do termo de cooperação, conforme a lei 13.019) que, com este projeto tem transformado a vida de muitas crianças, adolescentes e famílias. 

"Foi uma tarde maravilhosa! Pude descansar a cabeça e ficar bem com as minhas crianças", diz Martha Fagundes, mãe apoiada pelo Núcleo. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR