abril 24 2023

Representantes da Agência da ONU para Refugiados visitam unidades em São Paulo

Colaboradores conheceram as experiências das famílias venezuelanas e afegãs em nossos serviços de acolhimento 

 

 

Nos dias 17 e 18 de abril, recebemos a especial visita de Davide Torzilli, Representante da Agência da ONU para Refugiados no Brasil (ACNUR), e equipe, além de colaboradores da Organização Internacional para as Migrações (OIM). 

Desde 2018, a Aldeias Infantis SOS é parceira do ACNUR no acolhimento de famílias venezuelanas, e por meio deste trabalho humanitário, já apoiou milhares de pessoas, impactando diretamente em sua autonomia e desenvolvimento no Brasil. Em 2022, a parceria foi ampliada com o acolhimento de afegãos na unidade de Poá (SP), com mais de 60 pessoas atendidas, atualmente. 

 

 

Em conjunto, as organizações apoiam as famílias desde os primeiros momentos em solo brasileiro. Além dos serviços de proteção e articulações com as redes de assistência social locais e atores governamentais, também é fornecido um apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade maior. Outras atividades incluem a facilitação ao acesso à documentação, serviços de saúde e educação e integração local. 

Na unidade localizada no bairro de Interlagos, São Paulo, é realizado o acolhimento de famílias venezuelanas. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da família Sales, que veio ao Brasil em busca de melhores oportunidades e uma vida mais segura para seus dois filhos. Além disso, os membros da Asociación de Imigrantes Venezolanos em Brasil (ASOVEMBRA), realizaram uma apresentação da associação que fundaram com o intuito de promover a autonomia e a qualidade de vida para venezuelanos em São Paulo. 

 

 

Já no município de Poá, os parceiros conheceram a estrutura das Casas Lares que acolhem as famílias afegãs, além de entender todos os serviços prestados pela Aldeias Infantis SOS, como aulas de português, apoio ao acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. O sub gestor nacional da Organização, Sérgio Marques, conduziu a visita em conjunto com a equipe do serviço. 

Nas respectivas localidades, o encontro terminou com um pouco da gastronomia de cada país, que possibilitou mais uma troca cultural entre os convidados.  
 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR