abril 24 2023
Representantes da Agência da ONU para Refugiados visitam unidades em São Paulo
Colaboradores conheceram as experiências das famílias venezuelanas e afegãs em nossos serviços de acolhimento
![]()
Nos dias 17 e 18 de abril, recebemos a especial visita de Davide Torzilli, Representante da Agência da ONU para Refugiados no Brasil (ACNUR), e equipe, além de colaboradores da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Desde 2018, a Aldeias Infantis SOS é parceira do ACNUR no acolhimento de famílias venezuelanas, e por meio deste trabalho humanitário, já apoiou milhares de pessoas, impactando diretamente em sua autonomia e desenvolvimento no Brasil. Em 2022, a parceria foi ampliada com o acolhimento de afegãos na unidade de Poá (SP), com mais de 60 pessoas atendidas, atualmente.
![]()
Em conjunto, as organizações apoiam as famílias desde os primeiros momentos em solo brasileiro. Além dos serviços de proteção e articulações com as redes de assistência social locais e atores governamentais, também é fornecido um apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade maior. Outras atividades incluem a facilitação ao acesso à documentação, serviços de saúde e educação e integração local.
Na unidade localizada no bairro de Interlagos, São Paulo, é realizado o acolhimento de famílias venezuelanas. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da família Sales, que veio ao Brasil em busca de melhores oportunidades e uma vida mais segura para seus dois filhos. Além disso, os membros da Asociación de Imigrantes Venezolanos em Brasil (ASOVEMBRA), realizaram uma apresentação da associação que fundaram com o intuito de promover a autonomia e a qualidade de vida para venezuelanos em São Paulo.
![]()
Já no município de Poá, os parceiros conheceram a estrutura das Casas Lares que acolhem as famílias afegãs, além de entender todos os serviços prestados pela Aldeias Infantis SOS, como aulas de português, apoio ao acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. O sub gestor nacional da Organização, Sérgio Marques, conduziu a visita em conjunto com a equipe do serviço.
Nas respectivas localidades, o encontro terminou com um pouco da gastronomia de cada país, que possibilitou mais uma troca cultural entre os convidados.
![]()
VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR