junho 1 2022

Aldeias Infantis SOS no Brasil recebe visita do Presidente Internacional

Dr. Dereje Wordofa visita unidades da organização em São Paulo

 

 

Pela primeira vez no Brasil, após a posse como presidente da Aldeias Infantis SOS Internacional, Dr. Dereje Wordofa, realizou no dia 30 de maio seu primeiro compromisso oficial como parte de uma intensa programação de três dias pelo País. O líder máximo da Organização, eleito em junho de 2021, visitou o programa do Rio Bonito, Zona Sul de São Paulo, onde interagiu com beneficiados dos projetos desenvolvidos pela Aldeias Infantis SOS.

No local, a Organização desenvolve diferentes serviços, como cuidados alternativos e o fortalecimento familiar, para prevenir  a perda do cuidado parental. No programa, o acolhimento aos refugiados venezuelanos, integrantes do programa Brasil Sem Fronteiras, é realizado em parceria com o ACNUR, agência da ONU que atua para assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo.

 

 

Além disso, no Rio Bonito, a Aldeias Infantis SOS também promove o acolhimento de adolescentes, que participam das atividades da Casa de Oportunidades, programa de desenvolvimento de adolescentes e jovens da comunidade com idade entre 15 e 21 anos, que estão em situação de vulnerabilidade com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

A diversidade de atendimentos e formas de acolhimento em um único programa chamou a atenção de Dr. Wordofa. Segundo ele, “a natureza do cuidado infantil e os desafios de mudá-lo no Brasil é um dos destaques do trabalho desenvolvido no país. O programa está analisando de várias maneiras as crianças e não apenas na forma tradicional, de fornecer uma mãe social ou uma casa lar”, resumiu.  

 

 

O presidente da Aldeias Infantis SOS Internacional destacou ainda o protagonismo dos jovens participantes dos programas. Para Wordofa, os adolescentes estão explorando oportunidades de educação, moradia e emprego, pilares essenciais para alcançarem a autonomia na vida adulta.

A jovem P.A.Z, de 20 anos, é uma das adolescentes que frequentou a Casa de Oportunidades em 2018 e foi convidada para conhecer o Dr. Wordofa e contar sua trajetória até se tornar uma professora de inglês. “Fiquei um pouco nervosa por ser a primeira vez que falava com um nativo, mas ao mesmo tempo eu precisava agradecer por tudo que a Aldeias Infantis SOS fez por mim. Me senti lisonjeada”, contou emocionada.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!