Voluntários participam de mutirão em prol da Aldeias Infantis

A ação revitalizou duas salas de aulas, jardim, implantou uma horta comunitária e fez doação de brinquedos.

Mais de 30 voluntários do hotel Hilton Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, se mobilizaram para um mutirão da Aldeias Infantis SOS, localizado na capital carioca no dia 30 de julho. A ação criou um novo ambiente para duas salas de aulas do espaço, deu ao jardim árvores frutíferas e ainda implantou uma pequena horta. A atividade - realizada em parceria com a multinacional e a Aldeias – atenderá de 70 a 90 crianças até o final do ano.

A responsável pelas relações institucionais da SOS no Rio, Julia Barbosa, contou que os 32 voluntários do Hilton Barra ainda capinaram, pintaram paredes e limparam salas e calçadas. “Nosso espaço ficou fechado por quatro anos devido às obras da última Olimpíada e a ajuda do Hilton chegou em boa hora”, explicou Barbosa. 

Cada um dos colaboradores mergulhou a mão na tinta para deixar gravada sua marca através das mãos pintadas nas paredes da organização. “O bacana disso tudo foi que os voluntários do Hilton se sentiram parte da nossa história. Outra ação que destaco desse dia foi a questão da criação da horta, que atenderá a comunidade, bem como o plantio de árvores frutíferas no entorno da SOS. Isso tem tudo a ver com o tema que estamos trabalhando neste ano, a sustentabilidade”, contou Julia.

Para o voluntário João Miguel Barcellos dos Santos, 22 anos, esse tipo de ação foi uma ótima oportunidade não só para a comunidade local, mas principalmente para quem ajuda. “Foi bom ter a oportunidade de fazer esse trabalho social. E eu já estou muito empolgado porque fiquei sabendo que o projeto terá continuidade e que iremos ajudar mais crianças e adolescentes. Fiquei satisfeito de ver o resultado final, e também de poder imaginar as pessoas neste ambiente”, afirmou o estagiário de comunicação interna do Hilton Barra da Tijuca.

O mutirão também estimulou não só a participação dos voluntários para a revitalização do espaço, mas também para doações. É o que contou o jovem João Miguel. “Antes de irmos para Boiuna foi feita uma mobilização para arrecadar brinquedos para as crianças da unidade. Todo mundo do Hilton colaborou bastante”, disse o colaborador.

A gerente de treinamento e qualidade do Hilton Barra, Lorena Lobo, disse que o trabalho que a Aldeias Infantis realiza na comunidade da Boiuna é essencial e que por isso foi escolhida durante a Semana de Ação Global, iniciativa do Hilton, que visa fortalecer os laços com a comunidade de entorno do hotel. “Foi muito bom e também uma ótima troca de experiências. Eu acredito também que foi uma oportunidade incrível para os colaboradores do Hilton. Além de ajudar a revitalizar o espaço e conhecer um pouco mais da organização, eles puderam também contar suas histórias, experiências e curiosidades do ramo da hotelaria”, explicou a gestora. 

Outro detalhe destacado pela gerente do Hilton foi como a ação foi refletida na equipe que participou da ação. “Nosso time agora se sente parte deste lugar. Todos os voluntários voltaram de lá com brilho nos olhos e querem voltar para ver as crianças utilizando o novo espaço. Também estamos pensando em fazer algo no mês de outubro com a criançada”, completou.