abril 30 2024
Espaço para crianças venezuelanas é revitalizado
Voluntários da SC Johnson repintaram a casinha de brincadeiras em São Paulo
No início de abril, a equipe de voluntariado corporativo da SC Johson protagonizou uma renovação na casinha de brincadeiras da Aldeias Infantis SOS em São Paulo, na região Sul da capital. As intervenções feitas envolveram limpeza do terreno, organização do jardim e pintura do espaço que, até então, estava sem uso.
A nova casinha de brincadeiras beneficiará as crianças acolhidas pelo programa Brasil Sem Fronteiras, que visa trazer autonomia e recomeço a famílias venezuelanas recém-chegadas na capital paulista. Ao todo, a unidade acolhe 34 migrantes, sendo 23 crianças, que irão aproveitar o espaço lúdico, e 11 adultos.
Sobre o Programa Brasil Sem Fronteiras
Realizado pela Aldeias Infantis SOS em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Programa Brasil Sem Fronteiras oferece acolhimento às famílias de venezuelanos e afegãos em situação de refúgio. As ações iniciaram em 2018 com as pessoas que atravessavam a fronteira com a Venezuela e foram ampliadas em 2022, com a chegada das primeiras famílias do Afeganistão. Desde então, foram mais de 4 mil pessoas, totalizando 1,1 mil famílias acolhidas pela Organização em unidades em todo o Brasil. Atualmente, os participantes estão localizados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Poá (SP).
Os migrantes recebem apoio com moradia adequada, alimentação, acesso a serviços de saúde, incluindo vacinação, e as crianças, por sua vez, são matriculadas no ensino regular. Além disso, é oferecido suporte para regularização de documentos, validação de diplomas, renovação de vistos, aprendizado do idioma português e elaboração de currículos traduzidos, visando facilitar a integração no mercado de trabalho e garantir os direitos daqueles que deixaram seus países em busca de segurança e dignidade.
QUERO APOIAR