Em Cena Para Projetar o Futuro

​O Projeto, selecionado pelo Conselho da Criança e do Adolescente (CDCA), foi realizado no período de Junho de 2018 a Junho de 2019.

"Em Cena Para Projetar o Futuro" teve como público-alvo 60 adolescentes da comunidade do Paranoá, no Distrito Federal, dos quais 25 estavam em medidas sócioeducativas.

Os participantes tiveram a oportunidade exercitar sua criatividade e explorar seus talentos durante as produções audiovisuais realizadas, além de participar de debates e reflexões, envolvendo-se diretamente com a comunidade local.
 

A proposta do projeto era trabalhar o ensino do Audiovisual - Fotografia e Filmagem - como capacitação profissional e estimular a reflexão sobre temas referentes a juventude e suas relações com a família e a comunidade. Em paralelo, o projeto realizou um trabalho de educação popular voltado à formação da cidadania em diferentes etapas, culminando na construção de um projeto de vida para cada um dos alunos.

Além das atividades para os adolescentes, a equipe psicossocial realizou atendimentos aos familiares que apresentavam demandas específicas em interface com a rede de proteção e de assistência social. Além disso, os alunos contribuíram na cobertura de eventos da cidade, como o tradicional casamento comunitário e a Via Sacra e também deram voz a comunidade nos dois pequenos documentários sobre a região, produzidos por eles.  

Ao fim do projeto, 45 adolescentes foram contemplados com certificados pelo cumprimento dos objetivos e metas propostos.

Os vídeos realizados estão no canal do Youtube criado pelos adolescentes: TV EM CENA.